logo paraiba total
logo paraiba total

Pacientes do HULW podem tirar dúvidas sobre covid-19 com robô virtual criado pela UFPB

12 de junho de 2020

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, disponibilizou em seu site um robô virtual que interage com o usuário por meio de conversas on-line e fornece informações sobre sintomas e formas de prevenção da covid-19, dentre outros dados. Desenvolvida pelo Labimec, o Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional da UFPB, a ferramenta foi treinada com base em dados oficiais sobre o coronavírus e pode ser acessada no site do HULW, na aba COVID-19, seção Robô Virtual Responde.

Batizado de Dr. Labimec, o chatbot criado pelos pesquisadores do Labimec, na verdade, é um software que trabalha e gerencia as trocas de mensagens simulando uma conversa humana. Ao atender os internautas, o assistente virtual tem a finalidade de medir o grau de conhecimento das pessoas e passar conceitos oriundos de órgãos como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Entre as informações que o robô virtual repassa, estão: formas de prevenção à covid-19, principais sintomas da doença e sugestões de hospitais de referência.

Além do professor que coordena o Labimec, Cássio Besarria, o grupo que desenvolveu o robô virtual conta com os pesquisadores Flávio Macaúbas, Maria Daniella, Pierre Hítalo, Rodrigo Jovê e Wellington Charles. A ferramenta de inteligência artificial começou a ser produzida no fim de abril deste ano e foi testada por vários grupos de pessoas antes de ser colocada à disposição da comunidade.

Para o gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, professor Ângelo Melo, o robô virtual que tira dúvidas sobre a covid-19 é um aplicativo que vem cumprir um papel fundamental para todos os cidadãos nesse período de pandemia. “Ele fornece informações fidedignas do Ministério da Saúde, além de combater as fakes news que estão se proliferando nas redes sociais e desinformando a população. Esse é mais um serviço que é ofertado a população da Paraíba pela parceria UFPB e HULW”, afirma.

Ao ser disponibilizado no site do Hospital Universitário, o chatbot vai poder ampliar seu alcance, atingindo também mais usuários do Sistema Único de Saúde. E o melhor: quanto maior a interação do público com o Dr. Labimec, menos erros ele comete. “A ideia é que a população possa tirar algumas dúvidas gerais antes de buscar atendimentos específicos. A avaliação da Equipe Labimec é positiva e temos acompanhado um número elevado de interações”, afirma Cássio Besarria. Ele também destacou o papel dos estudantes no desenvolvimento dos produtos do Labimec. “Eles fazem todo o trabalho pesado e eu apenas digo a direção”.

O coordenador do Labimec ainda ressaltou que a universidade é uma fonte inesgotável de geração de conhecimentos que estão à disposição da comunidade e que o atual contexto de crise em saúde pública contribui para lançar luz sobre a produção da academia. “Esse período de pandemia apenas evidenciou o papel da universidade na sociedade. Várias áreas de conhecimento passaram a gerar produtos de suporte ao combate e controle da pandemia no Estado da Paraíba. Os pesquisadores da UFPB ajudaram a salvar vidas”, diz.

O Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da UFPB) foi fundado em 2018 e, desde então, vem realizando pesquisas voltadas para a análise de políticas macroeconômicas. Com o início da disseminação do coronavírus na Paraíba, porém, os integrantes do laboratório têm se esforçado para levantar dados sobre a covid-19 para o estado.

Atuação da rede Ebserh – Desde os primeiros anúncios sobre a covid-19, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem trabalhado em parceria direta com o Ministério da Saúde e com participação do Centro de Operações de Emergência (COE) do órgão, tendo como diretrizes monitorar a situação no país e em suas unidades, realizar treinamento de funcionários da Rede, promover webaulas, definir fluxos, montar câmaras técnicas de discussões com especialistas e atuar como hospitais referência em algumas regiões.