logo paraiba total
logo paraiba total

Nova fase do programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade reúne empresários e instituições em Campina Grande

28 de setembro de 2020

Identificar as principais dificuldades que empresários e gestores públicos vivenciam em relação ao ambiente de negócios, buscando a elaboração de medidas e de políticas públicas que favoreçam a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade do mercado. Essa é a finalidade do programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, lançado em Campina Grande nesta sexta-feira (25) pelo governo federal. O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), contou com a participação do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick.

Desenvolvido pelo Ministério da Economia, através da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), o programa tem como principal objetivo a disseminação de iniciativas que contribuam para a remoção de obstáculos à produtividade e à competitividade, engajando, para isso, gestores públicos, instituições, empresários e demais atores locais.

De acordo com o secretário responsável pela SEPEC, Carlos da Costa, o programa faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo governo federal que possuem como foco não apenas esse momento de retomada da economia, mas também a construção de um futuro mais próspero para o Brasil.

“Esse momento tem como principal objetivo divulgar aquilo que nós estamos fazendo e convidar o setor privado e o setor público local para não só conhecer a nossa agenda, mas também se incorporar a ela, implementando medidas de melhoria do ambiente de negócio, medidas de formação de pessoas e medidas que atraem investimentos e promovem o crescimento, o emprego e a renda”, explicou o secretário especial, ao destacar que a cidade de Campina Grande é um modelo para outros municípios em relação ao planejamento e a retomada das atividades econômicas.

Por sua vez, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou a importância do programa, pontuando que a crise e o processo de recuperação vivenciados pelo Brasil trazem oportunidades importantes, que demandam inovação, cooperação e união para que o Brasil viva um novo momento econômico em sua história.

“A palavra da vez é produtividade e o secretário destaca muito bem que não se trata mais de unidade de produção por tempo, é muito mais do que isso, é agregação real de valor, entrega de valor para a sociedade, agregação de valor no serviço e no produto e mais margem para as empresas”, enfatizou Bruno Quick, ao afirmar que o Sebrae está atuando de todas as maneiras possíveis para auxiliar os pequenos negócios no Brasil.

Recomeço – O lançamento do Mobilização pelo Emprego e Produtividade na Paraíba marca o reinício das atividades do programa nos estados brasileiros, interrompidas por conta da pandemia. Conforme a SEPEC, a Paraíba é o nono estado onde o programa é lançado. Além da solenidade realizada em Campina Grande, o programa também foi lançado, na última quinta-feira, na cidade de João Pessoa.

Durante os dois eventos, que contaram com o apoio do Sebrae, também foi apresentado aos empresários, gestores públicos e representantes do setor produtivo o aplicativo Mobiliza Brasil, que permite reunir sugestões da população que servirão de subsídio para a elaboração de políticas públicas voltadas ao ambiente de negócios.