logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça a regra de Bill Gates e Steve Jobs para liderar pessoas que têm gratidão pelo trabalho

29 de setembro de 2020

No início da futura gigante de tecnologia Microsoft, Bill Gates era conhecido por sua rigidez com os funcionários. Gates memorizava placas de carro para saber quem ainda estava na empresa e mandava e-mails na madrugada criticando os códigos dos desenvolvedores. Steve Jobs, o falecido cofundador da Apple, era ainda pior. Um ex-funcionário afirmou que ele tinha duas faces: a de um gênio e a de um ditador.

Mesmo com atitudes ruins, muitas pessoas se lembram com carinho do tempo que passaram Gates ou com Jobs. Essas experiências os prepararam para pensar com mais criatividade, trabalhar de maneira mais eficiente e valorizar a equipe em detrimento de si mesmo.

Segundo o portal americano Inc.com, esses exemplos ilustram uma regra seguida por esses fundadores: a das expectativas formidáveis. A regra diz que você deve demonstrar gratidão de forma proporcional à dedicação, esforço e lealdade que pede dos outros.

Como atender expectativas formidáveis?

Infelizmente, muitos chefes associam gratidão apenas a um pagamento maior. Mas o salário não é uma recompensa, apenas uma troca pelo esforço. Não é um ato de gratidão.

Atender expectativas formidáveis é facilitar conexões, permitir o aprendizado de uma nova habilidade e dar chances de desenvolvimento pessoal. Mentorar e motivar promovem um senso de propósito que eleva o trabalho a algo muito mais significativo. São essas atitudes que farão seus funcionários agradecer por você ter exigido tanto — eles receberam muitos ganhos também. Quanto mais você espera, mais deve oferecer de si mesmo. No final das contas, você verá que seu negócio também cresceu como consequência dessa troca.