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Vendas para o Dia das Crianças podem crescer até 4%, aponta pesquisa

30 de setembro de 2020

O Dia das Crianças deve ter um crescimento de até 4% nas vendas, segundo pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo). Cerca de 37,5% dos lojistas acreditam em um aumento significativo, quando comparado a outras épocas do ano, como Dia dos Namorados com 2% e Dia das Mães com 3%, segundo outras pesquisas da entidade.

Para os lojistas, a data ocupa o segundo lugar no ranking entre as datas mais importantes do segundo semestre para o varejo e o ticket médio pode variar entre R$ 50,00 a R$ 100,00.

“No ano passado, o Dia das Crianças teve um crescimento de 3% e o ticket médio seguiu o mesmo valor esperado para 2019. Produtos como bonecas, carrinhos e jogos de tabuleiro devem ser os brinquedos que mais terão destaque em vendas, por serem tradicionais e terem um valor que cabe no bolso do consumidor. Porém, há chances dos pais optarem por esperar a Black Friday ou Natal para presentear seus filhos com algo mais significativo, devido às promoções e descontos”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.

A pesquisa foi realizada com a participação das principais CDLs do Estado de São Paulo, que enviaram dados locais, como expectativa do crescimento nas vendas, ticket médio, formas de pagamento, produtos de maior venda, estratégias de marketing utilizadas e a classificação da importância da data para o segundo semestre.

Região Metropolitana de São Paulo

Para a região do ABC Paulista, o crescimento pode ser de 4%, porém o ticket médio pode variar entre R$ 50,00 e R$ 100,00. “Os brinquedos tradicionais podem ser os favoritos dos clientes, por conta dos preços e pelo favoritismo das crianças abaixo de 10 anos”, comenta o vice-presidente, Roberto Foguel.

Comparado a outras Regiões Metropolitanas de São Paulo, Taboão da Serra presume um aumento ameno nas vendas, com expectativa de 2%. A CDL local comenta que o ticket médio pode ser entre R$ 50,00 e R$ 100,00, mas que as promoções, bem como kits de brinquedos, podem auxiliar na escolha rápida dos clientes.

A CDL de Mogi das Cruzes, que espera um crescimento de 4% e cita que a experiência de compra pode influenciar na decisão de consumo, já que os lojistas podem aproveitar dessa data para entrar de cabeça quando se trata das características do Dia das Crianças. “Carrinho de pipoca, máquina de algodão doce, vitrine de balas e pirulitos podem ser ótimas estratégias para chamar atenção do público, e trazê-los para dentro da loja, por exemplo”, comenta o presidente, Valterli Martinez.

Interior

A CDL de Jaboticabal, próxima a região de Ribeirão Preto, espera que o consumidor gaste entre R$ 50,00 e R$ 100,00, gerando um crescimento nas vendas médio de 4%. “Os lojistas podem apostar em estratégias que têm relação com a data, bem como a distribuição de doces, como algodão doce, pipoca e demais ações que atraem a atenção dos clientes, viabilizando o aumento das compras”, explica o presidente, Júlio César.

Na região de Araçatuba, o crescimento pode ser de 5%, com ticket médio entre R$ 50,00 e R$ 100,00. “Acreditamos que serão três setores que mais terão destaque de vendas como, vestuário, brinquedos e eletrônicos, pois o gosto do consumidor na região é muito variado”, comenta o presidente, Gener Silva.

Já a CDL de Franca espera um crescimento médio de 4%, com ticket médio entre R$ 100,00 e R$ 200,00, com preferência de pagamento por meio de cartão. “Não somente os filhos serão beneficiados, mas também netos, sobrinhos e primos, pois os consumidores sempre estão de olho naquela lembrancinha para os pequenos”, comenta o presidente, Maurício Pereira.

Litoral

Nas regiões norte e sul do litoral de São Paulo, as expectativas não são muito atraentes. As CDLs de Bertioga e Guarujá preveem um aumento de 2% nas vendas. O ticket médio pode variar entre R$ 100,00 e R$ 200,00, com parcelamento que pode chegar entre três e cinco vezes.

Para o presidente da CDL da Praia Grande, Antônio Luiz, o aumento pode ser de até 5% por ser considerada a segunda data favorita para a compra de presentes. Eletrônicos, como celulares, tablets e notebook, podem estar no foco de atenção dos consumidores.