logo paraiba total
logo paraiba total

Empresas deixam de lado o termo ‘Black Friday’

14 de outubro de 2020

Recentemente, o presidente do Boticário divulgou que o grupo não utilizará mais o termo ‘Black Friday’ (sexta-feira preta, em tradução livre) para se referir ao período de promoções que acontece no mês de novembro, mudando o nome para Beauty Week, em respeito a uma possível associação da data com o período de escravidão americano. Assim como a gigante dos cosméticos, outras empresas aderiram à mudança, como a PPT GO, que decidiu deixar o termo ‘Black Friday’ de lado ao adotar a nova nomenclatura: Blue Friday. 

“Na psicologia das cores, o azul representa harmonia, que está diretamente relacionada ao que acreditamos: harmonia entre todos os povos, independente da crença, etnia,  identificação de gênero ou orientação sexual. O respeito à diversidade, para nós, é mais do que um discurso. Praticamos na essência. Essa ação é um sinal de respeito às pessoas pretas, como eu, que sofreram e ainda sofrem discriminação racial. O objetivo é fazer a nossa parte para que uma mudança realmente aconteça e seja sólida.”, explica Rodolfo Gomes, cofundador da PPT GO. 

A PPT GO é uma scale up que combina alta tecnologia e processos ágeis a fim de atender aqueles que desejam melhorar a qualidade de suas apresentações. Em 2019, a empresa obteve mais de 500 novas assinaturas nesse período de promoções. Para esse ano, a expectativa é que a Blue Friday seja responsável por incrementar em pelo menos 50% o resultado médio gerado pelas assinaturas, ao mesmo tempo em que promove um engajamento do consumidor nessa questão de conscientização ao movimento antirracista. A empresa, que disponibiliza templates para apresentações em powerpoint e também para posts em redes sociais, retirou inclusive de seu modelos disponíveis qualquer referência ao termo.