logo paraiba total
logo paraiba total

Unimed JP oferece atendimento gratuito para mulheres da Comunidade São Rafael

22 de outubro de 2020

A Unimed João Pessoa está acompanhando, gratuitamente, oito mulheres da Comunidade São Rafael com suspeita de câncer de mama. O Projeto Mãos que Apoiam faz parte das iniciativas da Cooperativa no Outubro Rosa e teve início nesta quarta-feira (21) já com o primeiro atendimento às mulheres.

Durante um ano, as participantes do projeto – todas acima dos 40 anos – serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciana Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que se engajaram como voluntárias. “É uma das ações mais fantásticas da Unimed JP, pois está acolhendo mulheres que, muitas vezes, não têm acesso a exames e tratamento”, disse Lakymê Mangueira, presidente da Sociedade de Mastologista Regional Paraíba.

Consultas e exames – Além das consultas, elas terão todos os exames complementares e de imagem custeados pela Unimed JP.  Só em caso de cirurgia haverá encaminhamento para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Central de Regulação Pública. “Espero que essas mulheres possam fazer o tratamento adequado para que tenham condições de vida melhor”, declarou o médico João Modesto, assessor de Inovação e Qualidade do Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) da Unimed JP, setor que está à frente da iniciativa.

A Unimed JP também vai oferecer acompanhamento com psicólogas e nutricionistas para as pacientes. “Esse tratamento é muito importante. A comunidade é carente. Estou muito feliz pela oportunidade de participar desse projeto maravilhoso”, disse a dona de casa Edna de Barros, uma das mulheres selecionadas para o projeto. A triagem inicial foi realizada pelo PSF da comunidade e pela Associação de Moradores.

Propósito – A iniciativa faz parte das ações de responsabilidade socioambiental da Unimed JP, que é signatária do Pacto Global da ONU e assumiu o compromisso de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O 3º ODS é “Boa Saúde e Bem-Estar”. Ao mesmo tempo, a Unimed JP também coloca em prática, com a iniciativa, o seu propósito, que é “promover a vida, cuidando da saúde das pessoas”.