logo paraiba total
logo paraiba total

Evento on-line da Mauá apresenta propostas e soluções nas áreas de Engenharia Civil e Mobilidade Urbana

30 de outubro de 2020

Tradicionalmente, a Eureka é um dos eventos mais esperados pela comunidade acadêmica e sociedade em geral por apresentar propostas e soluções dos formandos dos cursos de Engenharia, Administração e Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) para os mais variados problemas das grandes cidades e do campo. 

Devido à pandemia, neste ano, em sua 26.ª edição, o evento será totalmente on-line, por meio de lives, vídeos, plantões de dúvidas e banners, de 06 a 08 de novembrototalmente gratuito e aberto ao público. 

Entre as propostas, inspiradas nas diretrizes dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (propostos pela ONU), os alunos apresentarão projetos para potencializar e criar soluções nas áreas de Engenharia Civil e Mobilidade Urbana, como estes. 

Pavimento de concreto permeável em áreas urbanas

Vantagens: Trata-se de uma forma sustentável de minimizar a impermeabilização do solo que ocorre nas grandes cidades e drenar as águas da chuva de uma maneira rápida, reduzindo as enchentes e com menor impacto ambiental, promovendo uma permeabilidade eficiente no solo. Além disso, a água infiltrada no pavimento pode ser direcionada para algum reservatório com o objetivo de utilizá-la para a lavagem de áreas comuns, como calçadas, estacionamentos etc.

Demonstração: Sim. É possível ser feito um protótipo do pavimento de concreto permeável para demonstrar o volume de água que penetra no pavimento por minuto e um protótipo do pavimento de concreto convencional para comparar, permitindo, dessa forma, às pessoas observarem que a água infiltrada pelo pavimento de concreto permeável será direcionada gradativamente para a rede de drenagem ou infiltrada no próprio solo. 

Jardins de chuva: uma proposta para o município de São Paulo

Vantagens: A finalidade do projeto é fornecer uma alternativa barata e fácil de ser aplicada para reduzir a taxa de alagamentos e inundações em São Paulo. Com a implantação de um jardim de chuva, agrega mais um tipo de destino do escoamento superficial, aumentando a absorção da água na cidade.

Demonstração: Há alguns jardins de chuva instalados no Brasil e também no exterior. É possível simular uma obra de movimentação de terras e criação de camadas. Além de trazer um lugar mais agradável para as pessoas viverem com mais verde e natureza, o projeto também diminui alagamentos na região beneficiada com a construção do jardim de chuva.

Desenvolvimento de um sistema de baixo custo para monitoramento de obras

Vantagens: Trata-se de um sistema capaz de monitorar estruturas, proporcionando à empresa responsável identificar possíveis alterações no comportamento estrutural de forma contínua, em tempo próximo do real. Dessa forma, os responsáveis são alertados e podem fazer uma inspeção local para evitar que situações mais críticas ocorram, como acidentes. 

Demonstração: Os dispositivos do sistema proposto ainda estão em desenvolvimento e  eventualmente serão instalados na ponte estudada. É possível adaptá-los a fim de montar um protótipo que possa ser demonstrado.

Inspeção de patologias nas estruturas de concreto armado com utilização de drones e inteligência artificial

Vantagens: O projeto visa melhorar a eficácia das inspeções em estruturas de concreto armado, como pontes e viadutos,  além de  melhorar a padronização da detecção das patologias e aumentar a durabilidade da estrutura.

Demonstração: Há vídeos, gravados por meio de um drone, em que a inteligência artificial foi capaz de detectar boa parte das fissuras de maneira satisfatória.

Racionalização do canteiro de obra, utilizando sistema modular e ações que reduzam o impacto ambiental

Vantagens: O projeto tem como foco a criação de um sistema modular para elementos de canteiro de obra. Os módulos são feitos de madeira plástica, um material sustentável, durável e resistente, que permite maior conforto aos colaboradores e estética harmônica à obra. Além disso, eles contarão com um sistema de dobradiças que permite agilidade e facilidade no transporte, montagem e desmontagem. 

Demonstração: Sim, por meio de vídeos. Para a construção dos módulos foi feito o contato com uma empresa fornecedora do material que seria a responsável por fabricar os módulos, uma vez que possui experiência com a fabricação de elementos parecidos. O sistema de dobradiça foi inspirado em construções feitas no exterior. 

Sistema inteligente de previsão de alagamentos

Vantagens: Eficiente para ajudar os moradores e as Prefeituras a minimizarem os prejuízos causados por inundações e enchentes de modo automático por meio de modelos computacionais e do envio de alertas com antecedência aos moradores.

Demonstração: Sim. Além do modelo de previsão de alagamento, o projeto também é constituído da limpeza e tratamento dos dados históricos, a fim de corrigir faltantes ou considerados incorretos. 

Inteligência para Transporte Público

Vantagens: Trata-se de uma ferramenta de informação (dashboard) que monitora as demandas de uma frota de veículos –  no caso,  as linhas de ônibus da SPTrans -, utilizando dados de GPS e enriquecendo com outras informações, como datas e locais de eventos, informações meteorológicas e o trânsito na cidade. Além disso, por meio de inteligência artificial, é possível realizar um controle da frota, indicando se é necessário mais ou menos ônibus em cada linha. Usuários e gestores do transporte público em São Paulo serão beneficiados, mas o sistema pode ser aplicado em frotas de entrega ou carros de aluguel, por exemplo.

Demonstração: Sim. Basta compartilhar a URL do dashboard. Vale lembrar que o dashboard de gerenciamento monitora em tempo real as condições das linhas, trânsito, eventos e clima. Então, pode ser usado para melhorar o desempenho das tomadas de decisões dos gestores da SPTrans. A eficácia depende do uso da ferramenta. 

Wetlands construídos: uma alternativa para o tratamento de efluentes domésticos no Brasil

Vantagens: A finalidade do projeto é estudar a aplicação do sistema Wetland (Sistema de tratamento de  esgoto que utiliza apenas plantas) como alternativa para facilitar a universalização do  tratamento de esgoto no Brasil de forma sustentável. Além de colaborar com a proteção da  qualidade dos recursos hídricos, principalmente em áreas de mananciais ocupados  (Guarapiranga). Para isso, foi realizado um estudo de caso para a região de Engenheiro Marsilac/SP. 

Demonstração: O trabalho não possui uma estação-piloto ou uma maquete. O projeto é um estudo bibliográfico com um estudo de caso com dimensionamento. Essa tecnologia tem potencial para ser aplicada em municípios com até 15.000 habitantes que não possuem coleta e tratamento de esgoto adequados. Essa solução pode ser aplicada no tratamento dos esgotos de loteamentos sustentáveis não atendidos pelo sistema público de esgotos. 

Seleção de empreendimento residencial utilizando inteligência artificial

Vantagens: Desenvolver um algoritmo de machine learning (inteligência artificial) para auxiliar as incorporadoras a decidirem qual empreendimento construir, com base na localização do terreno, extremamente importante para o mercado imobiliário.

Demonstração: Sim. É possível realizar a demonstração. 

EUREKA 2020

Data: 06 a 08 de novembro. 

Em 06.11 (sexta-feira), as apresentações acontecem das 13 h às 17 h e das 18 h às 22 h. Em 07 e 08.11, elas se concentram das 10 h às 14 h e das 15 h 30 às 19 h 30. 

Local: On-lineMais informações e inscrições: eureka.maua.br

Participação gratuita