logo paraiba total
logo paraiba total

Cemitérios abrem no feriado, mas visitantes devem seguir protocolos para evitar aglomeração

2 de novembro de 2020

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o protocolo sanitário com recomendações para o feriado de Finados, dia 2 de novembro, na Paraíba. O guia reúne orientações para gestores, trabalhadores e para a população em geral. Além das recomendações habituais sobre a higiene das mãos, distanciamento social e uso das máscaras, o protocolo orienta sobre a visita aos cemitérios, criptas e realização de celebrações religiosas.

É recomendado que pessoas de idade igual ou superior a 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19, assim como as gestantes e puérperas, evitem as visitas aos cemitérios e celebrações religiosas. Pessoas que sofrem de alguma comorbidade ou fragilidade imunológica também devem permanecer resguardadas neste período.

O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, reconhece que é tradicional que a população preste homenagem aos entes queridos já falecidos, mas alerta que é possível fazer isto sem descuidar do combate ao novo coronavírus.

Durante as homenagens no Dia de Finados é recomendado que os familiares permaneçam um curto período de tempo nos locais, não promovam aglomeração e carreguem consigo garrafinhas com água e sabão, ou álcool em gel, para limpar as mãos ao entrar e sair do ônibus/transporte e no cemitério.

João Pessoa

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) a abertura dos seis cemitérios públicos de João Pessoa durante toda a semana. Os espaços vão funcionar em horário habitual do Dia de Finados, das 7h às 17h.

“O intuito é garantir que as pessoas possam se organizar durante a semana para prestar suas homenagens. Como os locais estarão abertos durante toda a semana, a população não precisa deixar para ir só na segunda-feira”, destaca Pedro Cavalcanti, coordenador da Divisão de Cemitérios da Sedurb.

Só será permitida a entrada de pessoas fazendo uso de máscara. Fica proibido o consumo de alimentos e bebidas dentro dos cemitérios. Pela primeira vez não serão permitidas celebrações religiosas nos cemitérios.

“Contamos com a compreensão da população para este ano atípico. Continuamos seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) nos espaços públicos. Diante disso, as paróquias deverão organizar suas celebrações na data dentro das igrejas, respeitando os protocolos já adotados”, reitera Pedro.

Campina Grande

Os cemitérios de Campina Grande vão abrir no Dia de Finados, mas os visitantes precisarão obedecer e seguir os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), como também os da Secretaria Municipal de Saúde, mantendo o distanciamento social, uso de máscaras e evitar as aglomerações. Os que tiverem comorbidades devem evitar ir aos campos santos, bem como levar crianças.