logo paraiba total
logo paraiba total

Plataformas e serviços de entretenimento online que cresceram em 2020

11 de novembro de 2020

Um recente relatório divulgado pela ONU relata que já temos 4,1 bilhões de pessoas conectadas à internet em todo mundo. Com isso, os serviços de entretenimento online estão atingindo novos patamares para acompanhar os avanços tecnológicos e não param de bater recordes de novas adesões.

No atual cenário de acirrada concorrência, praticamente todas as todas as empresas de mídia estão procurando estabelecer relacionamentos diretos com os consumidores na busca de oferecer o melhor serviço para distintos públicos. Levando em conta essa tendência de mercado global, destacamos alguns serviços e plataformas de entretenimento online que sairão fortalecidas de 2020 e com boas perspectivas para o próximo ano.

Crescimento no número de assinantes nas mídias por streaming

Tanto a indústria de streaming por vídeo quanto o segmento de streaming de música bateram recordes de assinantes em 2020. Os maiores exemplos desse crescimento estão no número de novas adesões alcançadas por duas das maiores empresas de streaming no mundo: Netflix e Spotify.

Dona da maior fatia de mercado no streaming de vídeo on demand mundial, a Netflix segue firme e forte como líder nesse segmento. Disponível em quase 200 países, a Netflix apresenta em seu catálogo online 4.300 opções para assistir (entre séries, documentários e filmes), além de boas produções brasileiras.

A pluralidade de opções em seu catálogo e, de certa forma, o pioneirismo dentro desse mercado, fizeram com que a empresa conquistasse um espaço muito relevante no entretenimento online. Não por acaso, gigantes empresas ao verem o sucesso da Netflix decidiram investir recursos para beliscar uma fatia desse mercado nos últimos anos. Amazon, Apple e Disney são alguns dos exemplos de companhias que tentam desbancar a Netflix nesse setor.

O sucesso é tanto que em 2020, pela primeira vez na história o número de assinantes da Netflix ultrapassou a quantidade de clientes de TV por assinatura no Brasil  De acordo com a Bernstein, empresa que faz métricas da área, em junho deste ano a Netflix atingiu a marca de 17 milhões de assinantes no país. Nesse mesmo período, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou que 15,2 milhões de brasileiros eram assinantes de algum serviço de TV por assinatura.

Ou seja, foi registrada uma diferença de aproximadamente 2 milhões de assinantes entre clientes da Netflix e das operadoras de TV paga — um marco histórico para o segmento de streaming on demand no Brasil. Além disso, segundo dados divulgados pelo Ibope, 15 em cada 100 televisores estiveram ligados em alguma plataforma de streaming on demand em junho deste ano, na faixa horária entre às 7h e à 0h. Desta maneira, a audiência do streaming só ficou atrás da Rede Globo em junho.

Se no streaming de vídeo quem domina o mercado é a Netflix, no segmento de streaming de música a dona da maior da fatia de clientes do mercado é plataforma Spotify. De acordo com um levantamento da Refinitiv, a empresa superou as expectativas para 2020 e chegou à marca de 130 milhões de assinantes em todo o mundo.

No primeiro trimestre de 2020, o Spotify foi o serviço que acumulou a maior fatia do mercado, com 30%. A segunda posição ficou com a plataforma Apple Music, responsável por 25% dos clientes do mercado nos três primeiros meses deste ano.

Jogos por streaming vem ganhando força

Com a promessa de gráficos e desempenho de primeira linha sem a necessidade de adquirir hardwares caros, os jogos por streaming (ou nuvem) já são uma realidade no mercado. Em 2020, cinco grandes plataformas de jogos por streaming se apresentaram para o mercado: Nvidia GeForce Now, PlayStation Now, Google Stadia, Microsoft xCloud e Luna, recentemente lançada pela Amazon.

Todas as cinco plataformas oferecem uma biblioteca com vários jogos disponíveis por streaming. Sendo assim, o usuário paga por um serviço de assinatura mensal e necessita apenas de uma conexão de internet rápida para jogar os games de última geração em diferentes dispositivos, como PC, Mac, notebooks, iOS, além de outras opções.

A grande vantagem dos jogos por streaming, além da praticidade, está no bolso. Atualmente, os videogames da nova geração, PlayStation 5 e Xbox Series X, custam entre R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00, além da necessidade comprar jogos. Para efeito de comparação, há serviços de plataformas de games por streaming com mensalidade inferior a US$ 10.

Como a tecnologia de games por nuvem não exige a necessidade de adquirir um console ou um PC Gamer, a tendência é que cada vez mais um número maior de jogadores assine serviços de games via streaming. Além disso, o segmento de cassino ao vivo aparece com uma das principais tendências do entretenimento online este ano.

Em países que não contam com cassinos em espaço físico como é caso do Brasil, os jogos de cassino por streaming trouxeram uma nova perspectiva para o setor, colocando os jogadores em salas reais de cassino e com dealers profissionais à distância.

Algumas expectativas tecnológicas para 2021

Entretenimento online e tecnologia estão avançando lado a lado para quebrar novas barreiras em 2021. Além da promessa de chegada da tecnologia 5G em muitos países, que transformará significativamente o mundo online, muitos especialistas esperam uma evolução relevante nas tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada para diversos segmentos. De certo, elas irão proporcionar novas experiências além do entretenimento.