Cashback é a ferramenta mais usada nas compras online pelo shopper, diz estudo

Ferramentas de alavancas promocionais, que proporcionam fidelização do consumidor, vêm apresentando uma grande expansão, um movimento que foi impulsionado no pós-Covid. De acordo com o estudo “Alavancas Promocionais – na visão das empresas e dos consumidores”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Toluna, a adoção de ferramentas promocionais foi acelerada pela pandemia: 72% dos consumidores afirmam ter aumentado o uso desse descontos, promoções, programas de pontos e cashback¸ entre outros meios, em suas compras online e lojas físicas.

Descontos/ Promoções (63%), Programa de Pontos (52%) e Cashback (48%) são as principais iniciativas promocionais utilizadas pelo consumidor. Por outro lado, o varejo ainda precisa se adaptar a esse comportamento dos consumidores, já que somente 17% oferecem Programa de Pontos e nenhuma empresa entrevistada oferece Cashback. Descontos/ Promoções são dominantes: 94% das empresas oferecem.

“O Covid-19 acelerou a transformação digital do varejo e a adoção de novos hábitos pelos consumidores. Por isso, é importante que as empresas entendam as mudanças no comportamento de seus clientes, se conectem com os novos hábitos e busquem alavancas promocionais que sejam relevantes e agreguem valor”, afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.

O estudo fez uma radiografia das principais alavancas promocionais que são utilizadas por consumidores e empresas do setor, mostrando que ganharam espaço na fidelização desses consumidores. Para as lojas físicas, 71% das empresas afirmam ter aumentado sua base de consumidores fiéis em mais de 5% com Programas de Pontos. Já no varejo online, o Frete Grátis fez com que 43% das empresas aumentassem sua base de consumidores fiéis em mais de 5%.

O estudo mostra que o Cashback (21%) é a ferramenta mais usada nas compras online pelos consumidores, mas somente 7% das empresas oferecem esse tipo de serviço. Uma boa oportunidade para empresas do setor captarem novos clientes e fidelizá-los.