logo paraiba total
logo paraiba total

Capacidade de processar dados em tempo real melhora o desempenho do setor financeiro

13 de novembro de 2020

Em 2018, o mercado global de geração e análise de dados valia US$ 37 bilhões. Em 2027, terá ultrapassado os US$ 105 milhões, segundo um relatório da Acute Markets. O estudo aponta que um dos setores que mais demandam a combinação entre big data e capacidade de analisar os dados gerados é o mercado financeiro.

Sozinha, a Bolsa de Valores de Nova York gera 1 terabyte de dados, todos os dias, em novas transações. No Brasil, com o aumento do total de participantes em bolsas, de 450 mil em 2015 para os atuais 3 milhões, o volume de dados produzido tende a aumentar. Por sua vez, o setor bancário também lida com o aumento de informações, além da chegada do PIX e das startups que lideram o movimento do open banking.

Nesse cenário, tomar as melhores decisões é crucial para alcançar os melhores resultados. Sem a abordagem tecnológica veloz e precisa, não seria possível suportar a interação com um cliente em tempo real, ou uma avaliação de crédito, ou buscar posições rentáveis e seguras no mercado de capitais, por exemplo.

Solução estratégica

A consultoria americana Enterprise Strategy Group realizou um teste de desempenho entre plataformas de dados de código aberto. Comparando com quatro dos maiores desenvolvedores globais, identificou na solução da InterSystems a mais preparada para o desenvolvimento de aplicações de missão crítica.

A plataforma superou as concorrentes em número de registros inseridos, taxas de ingestão de dados, consistência de ingestão ao longo do tempo, número de registros consultados e tempo de resposta à consulta de cada banco de dados – características importantes neste momento para as instituições financeiras do Brasil.

“Em um setor como o de finanças e de mercado de capitais, recursos como machine learning e inteligência artificial precisam se alinhar às necessidades de operações de analíticos avançados para que os profissionais da área definam como suportar as demandas”, afirma Odilon Almeida, executivo responsável pelo mercado financeiro da InterSystems no Brasil.