logo paraiba total
logo paraiba total

Descubra se seu varejo já está preparado para as oportunidades de 2021

16 de novembro de 2020

Segundo pesquisa divulgada pela consultoria Kantar, entre março e agosto de 2020, período, até agora, de maior restrição de isolamento social, os brasileiros apresentaram um comportamento importante quanto à compra por meios digitais. No total, 21% dos brasileiros tiveram sua primeira experiência de compra online de comida ou bebida e 12% das residências passaram a comprar os chamados FMCG (sigla em Inglês de fast-moving consumer goods ou bens de grande consumo bens de grande) pelo telefone.

Não obstante a isso, o instituto indica que esses hábitos vão continuar para 53% da população após o fim da pandemia e 40% pretendem continuar comprando online. Entretanto, 18% dos respondentes indicaram que vão reduzir ou parar de usar e-commerce e, supreendentemente, 29% estão insatisfeitos com o shopper.

A pesquisa também mostra que essa tendência de comportamento é causada por atrasos na entrega, sortimento insuficiente e preços mais altos do que na loja física. A partir desses números podemos afirmar que, mesmo com as alternativas propostas pelo shopper para enfrentar o “novo normal”, temos os mesmos problemas de sempre, apesar de toda tecnologia envolvida, só que de forma combinada.

Agora, eficiência e produtividade do varejo que continuam baixa, pela percepção do shopper de não encontrar o sortimento esperado e da demora na entrega, se mistura com o posicionamento equivocado na precificação para as compras delivery.

Perceba a sutileza

Não há nada de errado em precificar o serviço da entrega. O equívoco comercial estratégico está no desbalanceamento entre o valor cobrado e a percepção do shopper, ainda mais quando existem os problemas operacionais apontados.

A sociedade e o mercado consumidor estão passando por um momento particular e vai continuar dessa forma por algum tempo ainda. Mas isso abriu novas oportunidades que podem ser melhor aproveitadas e perpetuadas se o varejo maximizar não só a eficiência operacional de suas lojas, mas a performance de sua cadeia de abastecimento.

Sortimento insuficiente

Manter ferramentas tecnológicas atualizadas é básico, assim como garantir o abastecimento. Não apenas planejar, mas garantir o abastecimento. Isso é uma atividade multidisciplinar de cunho gerencial que envolve comercial, marketing e operação (loja).

Demora nas entregas

Cuidar do processo de entrega, mesmo que seja terceirizada, é responsabilidade do varejo. Comunicar os Acordos de Níveis de Serviço (ANS), ao shopper informando o tempo de sua entrega deve ser algo permanente assim como a medição desses tempos e as rápidas intervenções quando necessário. Nesse caso, metodologias ágeis de gestão fazem toda a diferença.

Compras por meio online mais caros que em loja física (percepção de valor do shopper) – Imaginando que não existam problemas de ineficiência da entrega que justifiquem o adicional de preço, existe uma oportunidade imensa para reduzir as perdas das lojas (custo de mercadoria vendida) para que o posicionamento de precificação seja o melhor tanto ao varejo como ao shopper.

A operação de um varejo é complexa. Muitas operações e muitas perdas. Desenvolver as equipes de trabalho, multidisciplinares, aumentando seu pragmatismo e autonomia para resolver problemas no dia a dia com processos cada vez mais fluidos, são definitivamente as chaves para aproveitar as oportunidades para 2021.