logo paraiba total
logo paraiba total

Fabricantes de cerveja buscam alternativas para falta de insumos

18 de novembro de 2020

A indústria de cerveja também está sentindo os efeitos da falta de insumos. As empresas negam o risco de desabastecimento, mas especialistas afirmam que pode haver falta de um tamanho ou outro de latinha ou de garrafa.

Como assim? Levantamento da Neogrid mostra que o índice de ruptura de cerveja, que mede a falta de produtos nos supermercados brasileiros, encerrou outubro em 18,9%. Em março, no início da quarentena, o índice era 10,5% e desde então vem crescendo chegando ao maior patamar da história.

Isso significa que falta cerveja? Não é exatamente faltar. “Não chega a faltar, o que pode acontecer é de faltar uma apresentação ou outra. O consumidor pode não encontrar uma marca ou um tamanho específico”, diz Robson Munhoz, vice-presidente Latina America da Neogrid.

Segundo ele, o varejo está fazendo de tudo para que não falte cerveja. “Tem empresa recomprando o estoque vendido para atacadistas.”

Mas o que está faltando? São as garrafas e latinhas, segundo a Neogrid. Por conta da pandemia, várias indústrias de vários segmentos reduziram a produção, afetando toda a cadeia produtiva.

O que diz o setor? O Sindicerv (sindicato que representa os fabricantes) informa que a falta de insumos é “uma questão que vem afetando diversos segmentos em um contexto atípico motivado pela pandemia”. “Especificamente no setor cervejeiro, estamos enfrentando desafios pontuais com alguns insumos inerentes ao negócio, mas buscando junto aos fornecedores soluções para a normalização e menor impacto possível ao processo”.

As empresas se pronunciaram? Heineken e Ambev não comentaram. A Petrópolis disse que não foi afetada pela falta de insumos.