logo paraiba total
logo paraiba total

Confira 5 dicas de alguns dos maiores líderes empresariais do planeta para fugir da mediocridade

30 de novembro de 2020

O que é preciso fazer para ganhar milhões e ainda por cima ser admirado por milhões de pessoas ao redor do mundo? Perguntas difíceis, mas que com essas dicas fica mais fácil entender.

A CBNC trouxe uma lista de características inspirada nas atitudes de Jeff Bezos, Bill Gates, Elon Musk, Oprah Winfrey, Sara Blakely e Warren Buffett para você se inspirar. Confira abaixo:

Nunca limite suas expectativas

Para alcançar o sucesso, é preciso estar em constante evolução e inovação. Por exemplo, se você bater todas as metas do ano, vai mantê-las para o próximo ou vai aumentá-las? Para Bezos, é óbvio que irá aumentá-las.

É assim que sua mente funciona. Segundo o site, o fundador da Amazon está sempre um passo a frente, pensando em como pode melhorar o seu negócio. Em 2017, na sua tradicional carta aos acionistas, Bezos afirmou: “É a natureza humana. Não deixamos a condição de caçadores-coletores ficando satisfeitos. As pessoas têm um apetite voraz por uma maneira melhor. O ‘uau’ de ontem rapidamente se torna o ordinário de hoje. Você não pode descansar sobre os louros neste mundo.”

Sem pessimistas no caminho

Para Sara Blakely, cofundadora da Spanx, é preciso coragem para seguir em frente mesmo quando as pessoas ao redor dizem ‘não’. Quando teve a ideia do seu negócio, pessoas riram e sussurraram pelas suas costas. “Um advogado chegou a pensar que eu era uma pegadinha de seus amigos”, disse em um post no seu LinkedIn em 2019. Mesmo assim, ela seguiu acreditando na sua ideia e não permitiu que esse tipo de atitude a desencorajasse. Hoje, o negócio fundado em 2000 vale bilhões de dólares.

Aprendar a falar em público

O megaempresário Warren Buffett acredita que ninguém nasce com excelentes habilidades de comunicação. Mesmo assim, ele acredita que essa habilidade seja parecida com a de aprender a dirigir – exige prática para ganhar segurança.

Após se formar na universidade, o empresário ainda tinha a impressão que não se comunicava bem. Sabendo disso, procurou um curso de oratória para superar esse medo e mudar a sua vida. “Não tenho o diploma da faculdade pendurado na parede, mas tenho o de oratória”, relata o empresário em um ensaio publicado em 2015.

Para Buffett, aprender a se comunicar com as pessoas “certamente teve o maior impacto no meu sucesso”.

Foco total e nada de procrastinar

Em uma entrevista, Jeff Bezos uma vez descreveu que tenta manter um “foco de laser”, apenas tratando uma coisa por vez. “Quanto janto com meus amigos ou minha família, gosto de realmente fazer isso. Não gosto de multitarefa. Se estou lendo meu e-mail, quero ler meu e-mail”, disse em entrevista.

Elon Musk, fundador da SpaceX, uma vez foi descrito por um colega de faculdade como alguém que “quando se mete em algo, desenvolve um nível de interesse diferente das outras pessoas”. Na sua biografia, Ashlee Vance fala: “Isso é o que diferencia Elon do resto da humanidade”.

Obsessão em leitura

O que você faz com seu tempo livre tem um grande impacto no sucesso. Uma das melhores maneiras de usar esse tempo é lendo e absorvamento conhecimento – mesmo que seja em tópicos que não estejam diretamente relacionados ao seu dia a dia.

“Nada substitui a experiência de uma boa leitura”, define Oprah Winfrey em um artigo. Para a empresária, ser transportada para um mundo novo não tem preço.

E ela não está sozinha. Buffett passa de cinco a seis horas por dia lendo jornais e relatórios. E Bill Gates, fundador da Microsoft, lê 50 livros por ano, o que dá em média mais de três horas por dia.