logo paraiba total
logo paraiba total

Evento sobre inovação, pesquisa e desenvolvimento vai reunir palestrantes nacionais e internacionais em Campina Grande

3 de dezembro de 2020

Identificar projetos de inovação colaborativa, oriundos dos diversos setores da economia, que possam ser implementados por meio de consórcios colaborativos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, formados por empresas e instituições de ciência e tecnologia nacionais e internacionais. Essa é a proposta do International Cooperation Day (INCODAY), evento promovido anualmente pela Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas (BraFip), que conta com o apoio do Sebrae Paraíba. Em 2020, por conta da pandemia, o evento será realizado de forma híbrida, nestas quarta (2) e quinta-feira (3).

Conforme a programação, as atividades do INCODAY, que ocorrerão no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, serão transmitidas de forma online para o público. Os interessados podem efetuar a inscrição gratuita através do endereço https://www.sympla.com.br/incoday-2020__987356.

Durante o evento, serão realizadas palestras com convidados nacionais e internacionais, como o CEO da empresa Sapiens Global (Japão), Hélio Ciffoni, e do representante da BraFip na Península Ibérica, Reynaldo Costa. A programação também vai contar com a realização de um painel sobre plataformas tecnológicas e com a apresentação dos 15 projetos finalistas, nacionais e internacionais, selecionados pela “Chamada de Ideias BraFip 2020”.

Entre os projetos selecionados para essa etapa final, anualmente realizada durante o INCODAY, está a ideia inscrita pelo empreendedor paraibano Ithallo Alves, diretor administrativo da Planar Drone. Segundo ele, o projeto apresentado tem como objetivo melhorar as bases de dados existentes em municípios de pequeno ou grande porte.

“A ideia é trabalhar com bases de dados que os municípios já possuam, com informações muito básicas, como dados topográficos e de cadastro de imóveis. A nossa proposta é o melhoramento desses dados e informações, convergindo tudo para um mesmo sentido, que é o melhoramento da gestão municipal através da arrecadação de ISS e IPTU; do aumento da fiscalização ambiental; da ajuda para a escolha de futuras instalações de postos de saúde, creches, escolas e praças e, também, para deixar de forma mais automatizada os protocolos online para o cidadão, ou seja, melhorar a gestão municipal como um todo”, explicou Ithallo, ao destacar que a participação no INCODAY vai proporcionar networking e ajudar a tornar a empresa mais conhecida no mercado.

Por sua vez, a analista técnica do Sebrae Paraíba, Ivana Sena, ao destacar a parceria entre a instituição e a BraFip, pontuou que a realização do INCODAY em Campina Grande vai agregar valor ao ecossistema de inovação da cidade.

“Trazer o evento para Campina Grande demonstra que a cidade vive esse espírito de inovação e a referência que ela possui nessa área. Além disso, o INCODAY vai apresentar para as startups outro foco de investimento, que é o investimento intelectual e cooperativo, focado em pesquisa e desenvolvimento”, explicou a analista, ao destacar que as ideias premiadas durante o evento receberão mentorias do Sebrae e da BraFip.

Serviço:

INCODAY 2020

Data: 02 e 03/12 (quarta e quinta-feira)

Local: Fiep (com transmissão online)

Inscrições e programação: https://www.sympla.com.br/incoday-2020__987356