logo paraiba total
logo paraiba total

Confira dicas para quem deseja começar um novo negócio em 2021

7 de janeiro de 2021

Seja por necessidade ou pela busca de satisfação pessoal e profissional, ingressar no universo do empreendedorismo e abrir o próprio negócio é uma meta que costuma fazer parte dos planos de vida habitualmente traçados a cada virada de ano. Em 2021, mesmo com os impactos econômicos e sociais que ainda são provocados pela pandemia do coronavírus, a expectativa é que essa tradição continue a existir, com novas micro e pequenas empresas surgindo no mercado, seja para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo cenário atual, ou pela necessidade de buscar novas fontes de renda que costuma surgir em situações de crise. 

Para auxiliar os potenciais empresários nesse momento de reflexão e planejamento, o Sebrae Paraíba elencou algumas dicas e pontos importantes que devem ser levados em consideração por quem deseja iniciar um novo negócio no começo deste ano. De acordo com a analista da instituição, Fabíola Vieira, é importante lembrar que não existem fórmulas prontas para o sucesso, sendo necessários conhecimento e dedicação para tornar o caminho mais assertivo e exitoso. 

“Empreender do zero não é fácil, por isso é muito importante considerar algumas dicas que signifiquem mitigar os erros e calcular melhor a rota. Além disso, é fundamental não desistir, tendo sempre em mente as suas habilidades e os comportamentos empreendedores”, afirmou a analista. 

Segundo ela, o primeiro aspecto que deve ser considerado pelo potencial empresário é conhecer o mercado e a concorrência do segmento em que se pretende atuar. Nesse contexto, também é importante entender o consumidor, as suas necessidades e definir qual será o seu público-alvo. “Se capacite e aprofunde os seus conhecimentos sobre áreas diversas, especialmente sobre empreendedorismo, e produza conteúdo. Também é importante prototipar sua ideia de negócio, para refiná-la e testá-la”, explicou. 

Outra dica importante, segundo Fabíola Vieira, é avaliar os custos de investimento e elaborar um bom planejamento financeiro. Além disso, também é interessante que o empreendedor, durante esse processo, explore a sua rede de contatos. “Peça ajuda, procure os especialistas, os experientes, aprenda com os outros e com os erros e não deixe de tentar. Ouça os que te impulsionam, os que torcem por você, mas também seja autocrítico e realista”, acrescentou. 

Orientação – Para auxiliar quem já possui ou deseja abrir o próprio negócio, o Sebrae Paraíba conta com uma série de serviços e capacitações sobre temas diversificados. Para mais informações, basta entrar em contato com a instituição pela Central de Relacionamento ou pelo WhatsApp, ambos com número 0800 570 0800, ou acessar o site http://www.sebraepb.com.br/