Com expectativa de 32% no aumento de compras on-line, empreendedor deve focar na experiência do cliente

Um setor que ganhou ainda mais força em 2020 e promete apresentar um forte desenvolvimento em 2021 foi o do e-commerce. A expectativa é que as compras online se tornem mais frequentes e apresentem um crescimento superior a 32%, de acordo com um relatório da XP Investimentos. Leandro Xavier, diretor da Conpay, uma fintech paraibana de pagamentos e conta digital, explica que o foco dos empreendedores nesse novo momento é a presença digital e a experiência do cliente, que vai desde a visita ao site até a conclusão do pagamento.

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade do isolamento social transformou a experiência de compra dos consumidores. Facilitar o cotidiano, evitar sair de casa e fazer as compras na velocidade que o celular fornece se tornou uma necessidade.

“O consumidor está com novos comportamentos. Já compravam bastante pelo celular e agora esse comportamento se intensificou. É importante estar presente em redes sociais e tentar elevar ao máximo a capacidade do consumidor de utilizar os sentidos nessas vendas”, destaca Leandro Xavier.

A presença digital deve ser uma meta para empreendedores que possuem comércio físico e online, afinal, as boas referências estão sempre sendo compartilhadas pela internet. Nas vendas físicas, a boa experiência do consumidor acontece por meio de uma combinação de fatores como ambientação, atendimento e mix de produtos. “O consumidor analisa, muitas vezes inconscientemente, se essa combinação o agrada, e então decide se vai escolher algum produto daquele estabelecimento”, explica Leandro.

Essa experiência, no entanto, precisa ser passada por meio do celular, com a demonstração dos produtos e a ativação dos sentidos do consumidor. Esse é o grande desafio, mas é, também, a grande jogada para quem quer fixar seu negócio no mundo digital. De acordo com o diretor da Conpay, a comunicação da empresa e a aplicação de um bom serviço para garantir uma experiência de compra agradável para o usuário, devem levar em consideração que a maioria dos clientes vão conhecer o produto por meio do celular e, muito provavelmente, vão realizar a compra naquele momento.

Por isso é tão importante pensar em mecanismos que proporcionam uma experiência positiva para o cliente. “Um dos momentos mais importantes da venda é o fechamento. É o momento em que o cliente pode mudar de ideia se houver alguma dificuldade. A experiência de um pagamento simples e eficiente é importantíssimo para que o cliente efetue aquela compra e volte a comprar novamente”, detalha Leandro Xavier.

Para quem quer entrar no mundo das vendas online e para quem já está mergulhado nesse universo, pensar no link de pagamento para a finalização da compra é uma escolha acertada. A ferramenta, também oferecida pela Conpay, permite que o cliente possa fazer o pagamento no local mais confortável, sem precisar de muitos cliques e garantindo a segurança no pagamento. 

Além de simplificar para o cliente, também facilita para o estabelecimento comercial, já que não precisa de instalações prévias, nem de integração com websites. “É uma excelente experiência tanto para o estabelecimento comercial quanto para o cliente”, finaliza Leandro. 

A Conpay é uma fintech de pagamentos e conta digital que oferece os serviços necessários para uma boa experiência de compra para o cliente e também de venda para o empreendedor. Com as soluções de pagamento mais ágeis e prática, é possível aumentar as vendas e receber pagamentos por boletos, links e outras ferramentas que vão dar celeridade ao negócio. O objetivo é automatizar suas cobranças e poupar tempo.