logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça cinco novos podcasts criados por startups

23 de março de 2021

O Brasil segue liderando o ranking de países que mais produzem podcasts. A nova mídia já havia mostrado crescimento em 2019 e em 2020 os números despontaram, é o que aponta o relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest. Surfando nesse novo meio de comunicação estão as startups, que agora apostam em mais um canal de integração com seus clientes, a fim de trazer informações educativas, dicas e conteúdos relevantes para o mercado de tecnologia nas mais diversas frentes de atuação.

Um dos programas que estreou no mês de março é o podcast SMU Educa, produção da fintech SMU Investimentos, onde especialistas e convidados apresentam a cada episódio tudo sobre o mercado brasileiro de startups e crowdfunding de investimentos. O objetivo dos conteúdos educacionais é ajudar investidores a investir melhor, e empreendedores a desenvolver melhor o mercado de startups brasileiro. Dentre os temas abordados na primeira temporada estão: O que é uma startup e como o mercado de investimento evoluiu até os dias de hoje?; A história do Crowdfunding de investimentos no Brasil; Como analisar e selecionar uma startup; Como utilizar o crowdfunding para impulsionar uma startup; Mitos e verdades do crowdfunding; Expectativas para as startups em 2021, dentre outros. Para escutar os primeiros episódios basta acessar o link.

Já a ACE, uma consultoria de investimentos que tem como meta transformar negócios por meio da inovação, produz o We are Growthaholics, ou Focados em Crescimento, um podcast apresentado pelo CEO da ACE, Pedro Waengertner, que gera um debate profundo em torno de temas como empreendedorismo, inovação corporativa e tudo que tange o futuro dos negócios. Nos encontros, tanto ACERs quanto convidados especiais, contribuem com visões e background diversificados. O intuito é gerar conversas mais provocativas, mais opinativas, trazendo sempre as informações mais relevantes do que está acontecendo nos mercados. Para escutar os episódios basta acessar o site da ACE ou ouvir no Spotify

AlterTalks é um podcast de entrevistas e notícias sobre economia, criptoeconomia, finanças e inovação. É apresentado por Vinicius Frias, CEO e fundador do Alter, fintech que oferece serviços financeiros tradicionais e operações com criptomoedas em uma única plataforma e a primeira cripto conta do Brasil e Filipe Pires, gestor e advisor de modelos de negócios em tecnologia, a cada episódio o podcast traz algum entrevistado para discutir o rumo da economia brasileira com o fluxo de inovações no sistema financeiro tradicional e cripto. Os conteúdos, que são disponibilizados quinzenalmente, apresentam temas e discussões sobre as notícias mais importantes da economia e criptoeconomia, trazendo comentários e análises de nossos apresentadores e opiniões de especialistas e estudiosos.

O AlterTalks está disponível nas principais plataformas de podcast e nas redes sociais e também no website: www.altertalks.com.br.

Compras Públicas na Prática é um podcast do Portal de Compras Públicas, govtech detentora da maior plataforma privada de pregão eletrônico do país. Criado em julho de 2020, o podcast tem periodicidade quinzenal e é apresentado pelo jornalista Max Gonçalves. A cada edição, o jornalista entrevista o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, junto com um convidado e especialista no tema. O objetivo da govtech com seu podcast é ampliar e facilitar o acesso ao conhecimento sobre a plataforma e o universo das compras públicas no Brasil, que representam oportunidades de negócios em diversas áreas da economia. Nos episódios disponíveis já foram abordados temas como desafios dos novos gestores na troca de governos municipais e como as eleições afetam as compras públicas. O Compras Públicas na Prática está disponível nas principais plataformas como Spotify e Deezer.

Top Cast é o canal de podcasts da TopMed, empresa do segmento de inovação em saúde e transformação digital, que oferece soluções nas áreas de telessaúde e telemedicina, com modelo de negócios focado no mercado B2B. O programa conta com a participação de especialistas da companhia e convidados expressivos do setor, como, por exemplo, a jornalista Natália Cuminale – Diretora de conteúdo no portal Futuro da Saúde, e o Dr. Chao Lung Wen – Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP e membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina, que compartilham e debatem temas relacionados à saúde integrativa e seus impactos e o futuro da saúde no Brasil. Disponível no Spotify o conteúdo mensal, já abordou temas como: amamentação em tempos de pandemia, ansiedade, saúde emocional, humanização do teleatendimento, entre outros.