logo paraiba total
logo paraiba total

Energisa eleva disponibilidade de energia para Sousa e região com linha de alta tensão

13 de abril de 2021

A Energisa elevou a disponibilidade de fornecimento de energia para o município de Sousa e região. A melhoria foi possível graças à construção de uma linha de alta tensão, que reforça a integração do sistema elétrico na região e aumenta a qualidade do fornecimento de energia. Em funcionamento desde janeiro deste ano, a obra contou com investimentos de R$ 19 milhões, beneficiando diretamente 52 mil clientes das cidades de Sousa, Aparecida, Lastro, Santa Cruz, São Francisco, Vieirópolis, Marizópolis, São Gonçalo, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e zonas rurais.

A linha reforça, ainda, o sistema operacional das subestações de Sousa, São Gonçalo, Cajazeiras, Uiraúna e São João do Rio de Peixe, beneficiando, indiretamente, outras 70 mil residências.

Ao reforçar a disponibilidade energética da região, a linha de alta tensão possibilita condições mais favoráveis para o desenvolvimento local e para o crescimento econômico da agricultura e laticínios, atividades importantes da região, além de pequenos e médios empresários, escolas e postos de saúde, por exemplo. Isso porque a nova linha interliga a subestação de Sousa diretamente à rede básica, por meio da subestação de Coremas, tornando o fornecimento mais robusto e dando suporte ao atendimento a novas ligações.

A necessidade do investimento foi mapeada pela equipe de planejamento da distribuidora, que estudou as melhores possibilidades para atender a expectativa da população e a demanda energética futura. A construção durou nove meses e seguiu todos os protocolos de segurança e de prevenção ao Covid-19. Toda a rede conta com equipamentos modernos e é monitorada pelo Centro de Operações da Energisa. Isso permite que a energia seja restabelecida de forma remota caso haja alguma perturbação no sistema. 

Segundo o diretor-presidente da Energisa na Paraíba, Marcio Zidan, a prioridade da empresa é oferecer um serviço cada vez melhor aos clientes, garantindo uma oferta de energia permanente e segura e levando bem-estar à população. “A energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado e por isso mesmo temos trabalhado muito para contribuir com este avanço. Nosso compromisso com o desenvolvimento da Paraíba e com a satisfação de nossos clientes que norteiam nossas ações”, ressalta.

A iniciativa faz parte do pacote de melhorias que a concessionária vem realizando no Estado. Só para este ano, estão previsos investimentos de cerca de R$ 181 milhões em obras de construção, prevenção e melhorias da rede elétrica atendida pela Energisa.