logo paraiba total
logo paraiba total

Saiba como declarar imóveis na planta

13 de abril de 2021

O adiamento do prazo para a declaração do Imposto de Renda foi aprovado. A data de envio do IR agora é 30 de maio e é preciso estar atento para não cometer erros. E uma das maiores dúvidas dos contribuintes é a declaração de imóveis comprados na planta.

A compra de imóveis na planta oferece várias vantagens, como facilidade de pagamento, o preço mais baixo e a possibilidade de customização do apartamento. Dessa forma, quem resolveu investir no mercado imobiliário em 2020 precisa declarar este ano.

Para garantir que tudo saia corretamente o contribuinte precisa obter todas informações sobre o imóvel que irá declarar. Para dar suporte aos seus clientes, a Alliance, maior construtora da Paraíba, oferece todas as documentações necessárias para ajudar seus clientes neste processo. “O cliente Alliance tem acesso ao informe de rendimentos para a declaração do imposto de renda no portal do cliente em nosso site, e através do aplicativo Alliance. E, claro, nossos canais de atendimento estão abertos para ajudá-los em qualquer situação”, afirma Saulo Piquet, Diretor Administrativo Financeiro da Alliance.

Para facilitar a vida do contribuinte, a Receita Federal tem criado ferramentas que ajudam no processo, porém ainda assim, há muitos documentos e informações que podem gerar confusões.

Uma boa opção também para quem precisa fazer uma declaração de IR extensa é contar com a ajuda profissional. Além da praticidade e economia de tempo, é possível tirar todas as dúvidas.

Presidente da Rede Nacional de Contabilidade, o paraibano Rogério Fernandes explica que este é um processo relativamente simples, mas qualquer erro pode gerar inconsistência, fazendo o contribuinte cair na malha fina da Receita. “A ficha de ‘Bens e Direitos’, que é onde qualquer imóvel é declarado, exige muitas informações, quanto mais documentos e dados a pessoa tiver, melhor”, afirma.

Como declarar 

O contribuinte deve ir na aba de Bens e Direitos e escolher o código do tipo de imóvel (no caso de apartamentos é o 11) e em seguida preencher todas as informações que possui sobre o imóvel (quanto mais informações, melhor).

Depois é preciso declarar o valor do bem. No campo “situação em 31/12/2020”, deve ser somado tudo que foi pago até esta data. Caso a compra tenha sido realizada em 2019, a quantia paga neste ano também deve ser considerada e colocada na coluna de 31/12/2019. Caso a aquisição tenha sido feita em 2020, coloque 0 nesta coluna. No caso de imóvel que foi comprado à vista, deve-se colocar no campo de 2020 todo o valor pago pelo imóvel adquirido.