logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae Paraíba apresenta cinco dicas de gestão para os pequenos negócios

20 de abril de 2021

Você sabe o que significa capital de giro? Bastante utilizada no mundo dos negócios, essa expressão pode ser traduzida como a quantidade de recursos financeiros que uma empresa precisa para operar regularmente. Apontado como um dos principais responsáveis pela saúde financeira de um negócio, é justamente o capital de giro um dos elementos de gestão que mais afetam e provocam dúvidas entre os empreendedores, especialmente em momentos de crise, como a provocada atualmente pela pandemia do coronavírus. Por essa razão, buscando auxiliar os empresários, o Sebrae Paraíba elencou cinco dicas que podem fazer a diferença para os pequenos negócios. 

A primeira dessas dicas está relacionada com a negociação. Para controlar o seu capital de giro, é importante que o empreendedor busque junto aos seus fornecedores condições de pagamento mais confortáveis, seja através do aumento do prazo para quitação ou de uma redução do valor para pagamentos à vista. Já em relação aos clientes, o empresário também pode considerar, dentro da sua realidade, estimular o pagamento no débito ou em espécie, reduzindo dessa forma os prazos para recebimento dos valores.

Outro ponto importante para controlar o capital de giro de uma empresa é conhecer bem quais são os seus gastos. “É necessário que o empreendedor identifique os custos que podem ser reduzidos ou cortados para manter o equilíbrio das contas”, explicou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, ao destacar que o equilíbrio financeiro é fundamental para a manutenção adequada do capital de giro de uma empresa. 

Já a terceira dica relacionada ao capital de giro pode ser resumida em uma palavra: disciplina. O empreendedor precisa planejar, ser vigilante e organizado com o seu controle financeiro para não comprometer a continuidade do negócio. Em seguida, a quarta dica apresentada pelo Sebrae envolve o acompanhamento e o controle dos estoques. O empreendedor deve conhecê-los bem, buscando manter um nível adequado de produtos, mas também balanceando as compras de forma a encontrar as melhores propostas dos fornecedores. 

Por sua vez, a quinta sugestão é ter prudência diante das possibilidades de empréstimo. Antes de encaminhar o assunto, o empresário precisa se planejar e verificar como e se possui condições de quitá-lo, para então tomar uma decisão sobre o crédito. “Para os empreendedores que desejam se aprofundar nesse tema, a página do Sebrae oferece inúmeras capacitações, não só sobre capital de giro, como também sobre outros temas relacionados com a gestão de um negócio”, acrescentou Éricka Vasconcelos. 

Para conferir as capacitações disponíveis, basta acessar o endereço https://loja.sebraepb.com.br/loja/. Outras informações e serviços também podem ser acessados através da Central de Relacionamento e do WhatsApp, ambos com número 0800 570 0800.