logo paraiba total
logo paraiba total

Donos de pequenos negócios optantes do Simples Nacional podem pagar DAS com Pix

7 de maio de 2021

Os donos de micro e pequenos negócios que se enquadram no Simples Nacional poderão pagar suas contribuições mensais através do Pix, tecnologia de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central. A medida, anunciada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), já começou a valer. No estado, 198 mil empresas optantes do Simples deverão ser beneficiadas com a facilidade, aponta o Sebrae Paraíba. No país, a expectativa é que mais de 16 milhões de empreendedores estejam aptos a efetuarem o pagamento das contribuições por meio do Pix. 

Com o Pix, os donos de pequenos negócios optantes do Simples poderão efetuar o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) em qualquer dia e horário. Para isso, basta retirar o documento on-line, que virá com um QR Code. Em seguida, o contribuinte abre o aplicativo do banco que é correntista, escolhe a função Pix, faz a leitura do QR Code com a câmera do celular e o processo será iniciado. O pagamento instantâneo também estará disponível para quem está renegociando dívidas e precisa pagar as parcelas do Simples. 

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Antônio Neto, a utilização de serviços bancários de forma digital já confere uma grande vantagem ao empreendedor, pois além de não precisar transitar com valores, dá maior gestão financeira para o negócio, uma vez que permite gerenciar e fazer a conciliação bancária. “Quanto ao Pix, apresenta a vantagem de funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana. Portanto, para aquele empresário que esqueceu de realizar o pagamento, este poderá ser realizado até as 23h59 sem a incidência de multas, juros e encargos, podendo realizar o pagamento até nos finais de semana”, destacou. 

Os microempreendedores individuais (MEIs) também podem usar o Pix como opção de pagamento para seus clientes e fornecedores. Para aderir ao Pix, que já se tornou uma modalidade de operação bancária bastante utilizada em todo o país, o empreendedor (MEI ou Pessoa Física) precisa ter conta em uma instituição financeira que seja participante do Pix conforme regras definidas pelo Banco Central do Brasil.  

Simples Nacional – O Simples Nacional é um regime especial de contribuição que existe desde 2006. Ele unifica, em uma guia única, o recolhimento de sete tributos federais, mais o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelos estados, e o Imposto sobre Serviços (ISS), administrado pelos municípios.