logo paraiba total
logo paraiba total

Nova geração de conexão vai revolucionar soluções de Internet das Coisas

17 de maio de 2021

Conexões mais rápidas, uma participação ainda maior da internet nas nossas vidas e a utilização de objetos cada vez mais conectados: esses são apenas alguns dos benefícios da tecnologia 5G, que tem previsão para chegar ao Brasil a partir de julho de 2022.

Se, com a tecnologia 4G disponível hoje em dia, já é possível conectar objetos como televisores, lâmpadas e aparelhos de som e eletrodomésticos como geladeiras à internet, a evolução para o 5G vai permitir conectar uma quantidade ainda maior de objetos ao mesmo tempo – a chamada Internet das Coisas (IoT)  – e com uma qualidade superior.

“Com o 5G, espera-se que as velocidades de transferência de dados sejam significativamente maiores, tendo um impacto direto na comunicação entre dispositivos, smartphones, tablets e softwares para aplicações”, explica Luan Florêncio, desenvolvedor de hardware e software da Lieno Tecnologia. Segundo ele, a rede 5G deve ser até 10 vezes mais rápida que as redes atuais.

De acordo com a média verificada no Brasil, uma conexão 4G com boa performance chega a próximo 100 Mbps. O 5G, por sua vez, pode chegar à velocidade entre 1 e 10 Gbps – uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G. Os benefícios, entretanto, vão além de uma conexão mais rápida. “A tecnologia 5G deverá promover avanços no desenvolvimento de carros autônomos, drones para entregas e um modelo de produção industrial mais eficiente com processos automatizados e monitorados remotamente”, diz Luan, acrescentando que a nova conexão representa uma revolução no âmbito da Internet das Coisas.

A Lieno Tecnologia possui cases de sucesso relevantes nessa área. Desde 2017, a empresa desenvolve aplicações e projetos de redes de sensoriamento e monitoramento remoto usando tecnologias de telefonia GSM e 3G, como no caso da parceria com a Italiana Telit/IFPB. 

“A integração eficiente entre a Indústria 4.0, as Cidades Inteligentes e o Campo Inteligente será uma realidade em poucos anos graças à tecnologia 5G e a Lieno estará pronta para fazer a ponte entre esses sítios. Sendo assim, à medida que a rede 5G estiver disponível no Brasil, a Lieno, certamente, será uma das poucas empresas no país pronta para entrar em atividade”, conclui Luan.

Quando deve chegar?

A rede 5G  usa faixas de frequência mais altas para funcionar, de 3,5 GHz a pelo menos 26 GHz. As ondas que funcionam nessa frequência têm uma maior capacidade, mas comprimento menor e alcance mais curto, o que significa que novas antenas de telefonia precisam ser instaladas.

“Após o leilão de frequências já aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o 5G só deverá estar disponível ao público, efetivamente, a partir de 2024, embora haja a expectativa que o 5G deverá funcionar para todas capitais e no Distrito Federal em julho de 2022 e até 2029 para cidade com mais de 30 mil habitantes”, explica Luan. 

As datas, porém, precisam ser aprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que o leilão das frequências ocorra no primeiro semestre de 2021.