logo paraiba total
logo paraiba total

Contabilidade, Negócios e Empreendedorismo

25 de maio de 2021

Nos dias atuais, manter o controle financeiro das empresas é no mínimo desafiador. Com a correria do dia a dia, muitos empresários não conseguem gerenciar as finanças de seus negócios e precisam de um suporte: O BPO Financeiro.
O BPO é uma sigla que vem do inglês e representa Business Process Outsourcing, que significa terceirização da gestão de um determinado processo. Resumidamente, BPO Financeiro é quando você contrata uma empresa terceira para realizar a gestão financeira do seu negócio.

Foco no que mais importa. Essa premissa deve nortear as decisões diárias do empresário nos dias atuais e sabemos que hoje, o grande vilão é a falta de tempo. A gestão financeira é uma atividade que pede atenção redobrada, e decidir pelo BPO é poder focar no que realmente importa, ganho de tempo, aumento na eficiência e redução de custos.

Implementando o BPO Financeiro, o controle das contas a pagar e receber, gestão do fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, entre outros, passam a ser terceirizados através de escritórios voltados à gestão financeira. Quando tratamos desta ferramenta, estamos falando em delegar a um agente externo os processos ou alguns processos das atividades financeiras da empresa que antes eram realizados internamente.

Com essa nova dinâmica, o gestor irá receber relatórios para a análise de indicadores e desta forma conseguirá acompanhar, a seu tempo, toda a saúde financeira da sua empresa: custos, despesas, pagamentos, recebimentos e caixa. O diferencial, é que o gestor tem o controle total das suas finanças, onde aprova apenas os pagamentos agendados pela BPO Financeiro, que por sua vez, faz uso de softwares e sistemas especializados e que automatizam todo o processo, tornando-os ainda mais confiáveis, precisos, e consequentemente, as tomadas de decisão mais assertiva.

Posso citar seis benefícios após a implantação do BPO Financeiro na sua empresa: Foco no seu core business (negócio principal), Informações rápidas, Clareza e previsibilidade, Segurança financeira, Aumento de eficiência e produtividade especializadas à sua disposição e Redução de gastos na gestão de documentos.

É um erro imaginar que esse modelo de prestação de serviços, está direcionada apenas para empresas de médio ou grande porte. Muito pelo contrário! Empresas que estão dando seus primeiros passos de crescimento necessitam exatamente do apoio no controle financeiro.

Acreditem, BPO é a solução ideal para as empresas que querem concentrar todos os seus esforços na sua atividade fim, mas não abrem mão de contar com as melhores soluções e práticas de mercado para seus processos financeiros.