logo paraiba total
logo paraiba total

Bônus na nota do Enem é tema de encontro entre representantes da UFPB e ISO Colégio e Curso

27 de maio de 2021

O requerimento que prevê bonificação de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes paraibanos foi tema de encontro realizado esta semana entre o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, e representantes do ISO Colégio e Cursos. Conforme o requerimento, estudantes que cursaram todo o Ensino Médio no estado e residam na Paraíba teriam direito ao bônus.

A medida, apresentada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, em abril, procura estimular o acesso de estudantes de escolas públicas e privadas locais ao Ensino Superior no estado, reduzindo as desigualdades regionais e democratizando as universidades públicas. 

“Nove estados do país adotaram o sistema de bonificação este ano, e estimamos que em 2022 esse número pode chegar a quinze”, explica Fernando Viana, professor do ISO. “Defendemos a adoção do sistema na Paraíba pelo princípio de reciprocidade: a Paraíba tem formado muitos médicos, engenheiros e arquitetos que vêm de fora e tendem a voltar para seus estados de origem após a formação”, acrescenta.

Durante a reunião, o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, se comprometeu a lutar para que o sistema de bonificação entre em vigor já em 2022. 

O encontro contou com a participação dos diretores do ISO Colégio e Cursos, José Antônio e Fernando Viana, e do supervisor pedagógico, prof. Luís Miranda, e abordou ainda questões relativas a parcerias entre as duas instituições. Uma nova reunião no ISO Colégio e Cursos deve acontecer nos próximos dias.