logo paraiba total
logo paraiba total

Confira 6 tendências no mercado de gestão de investimentos

15 de junho de 2021

O setor de gestão de investimentos está se digitalizando de forma acelerada à medida que as empresas buscam simultaneamente melhorias na experiência do cliente, eficiência operacional e conformidade com o regulatório. A tecnologia certa pode resolver esses desafios e criar vantagens competitivas. Neste panorama, Yuryi Ferber, fundador e CEO da BRITech – fintech com soluções para o ecossistema de gestão de investimentos presente em mais de 20 países, elencou algumas tendências e desafios no mercado de gestão de patrimônios de acordo com sua interação com a base global de clientes. 

Confira a seis tendências para esse mercado: 

Competição intensa

Quase trimestralmente, é possível medir um aumento nas opções de Gestão de Investimentos que aparecem no cenário. Os investidores têm uma variedade de consultores para escolher, cada um com um conjunto de tecnologias para atingir metas, criar planos, explorar opções e monitorar o progresso. Além disso, o investimento online está atendendo à preferência das gerações mais jovens pela automação, ao invés da interação humana. Coletivamente, isso representa um desafio para atrair e reter clientes em um cenário competitivo para consultores com mentalidade tradicional.

Modelos crescentes de consultoria com foco nos relacionamentos

Novos meios de gerenciamento no relacionamento com o cliente estão se tornando regra. Como exemplo, há a aplicação de Inteligência Artificial para reconhecer padrões comportamentais e analisar sentimentos nas interações com o cliente. A tecnologia está desempenhando um papel cada vez mais importante como uma extensão da acessibilidade e da comunicação do consultor, ajudando não apenas a manter os clientes informados, mas também a identificar oportunidades para fortalecer a confiança, a compreensão e o suporte às necessidades.

Redução de taxas

O aumento da concorrência, combinado com a comunicação simplificada e a tecnologia cada vez mais presente – fazendo grande parte do trabalho pesado em relatórios e dados – começou a comoditizar certos aspectos da gestão de patrimônio, resultando em uma crescente tendência de redução nas taxas cobradas para manter-se competitivo no mercado. As empresas que estão alinhadas para adotar tecnologias desde o início serão as que ganharão margem e participação de mercado.

Mercado de taxa de juros zero ou mesmo negativo

O desafio de gerir carteiras para investidores de patrimônio líquido alto é enorme, pois busca ao mesmo tempo um retorno que exceda a inflação e também mantenha a rentabilidade em aplicações de longo prazo, como os fundos de previdência.  Encontrar e gerenciar carteiras de ativos alternativos mitigando riscos e bons retornos é cada vez mais imperativo.

Regulamentos mais rígidos

Do ponto de vista da tecnologia, regulamentações mais rígidas impostas a qualquer negócio resultam em melhorias em processos e fluxos de trabalho, com objetivo de adequar-se às diretrizes, manter trilhas de auditoria, produzir relatórios completos e operar dentro das restrições. A tecnologia continuará a se adaptar nessa área, permitindo a consolidação de fluxos de trabalho em toda a empresa, além do surgimento de uma verdadeira inteligência organizacional e padronização, um claro benefício. 

Nova geração de clientes com experiência digital

À medida que os boomers dão lugar à Geração X e Y, é possível ver uma transformação em relação à facilidade e familiaridade que as novas gerações têm com tecnologias que impulsionam a comunicação, colaboração, tomada de decisões, estratégia e acesso a dados. Além de permanecerem conectados 24 horas por dia, 7 dias por semana, os investidores mais jovens esperam cada vez mais que seus dados estejam disponíveis (literalmente) na palma da mão, em dispositivos de multiplataformas, sob demanda e atualizados o tempo todo. Esse tipo de recurso não é mais um diferencial, mas sim, a nova regra e elemento obrigatório para sobreviver em 2021 e nos próximos anos. 

Conforme o ano de 2021 toma forma e as lições aprendidas em 2020 – em que a migração repentina para forças de trabalho distribuídas on-line e comunicação com o cliente remoto continuam – a tecnologia que, independente de plataforma, é extensível, adaptável, conectiva e de ponta, fará a diferença entre líderes mais atrasados em gestão de fortunas.

Neste cenário, é muito importante que sua empresa conte com uma solução de gerenciamento de investimentos que atenda a todos estes desafios de tecnologia em rápida evolução. Que não deixe de lado as necessidades exclusivas do seu negócio e também ofereça melhoria imediata em eficiência, experiência do cliente e conformidade regulatória.