logo paraiba total
logo paraiba total

No mês da visibilidade LGBTQIA+, veja 5 habilidades de diversidade para desenvolver no ambiente de trabalho

28 de junho de 2021

Diversidade é a prática de incluir pessoas de diferentes origens, culturas, valores e ideias. Nas empresas, é algo fundamental na construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo. Todos os anos em junho, mês do Orgulho LGBTQIA+, é comum ver muitas empresas apostarem no discurso de diversidade para acompanhar a tendência e “fazer bonito nas redes sociais”. No entanto, muitas organizações ficam apenas no discurso e não desenvolvem ações práticas.

Entre pessoas trans, que hoje no Brasil são quase 3 milhões*, a taxa de desemprego é alta: apenas 10% têm carteira assinada em um emprego formal, conforme revelado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Essa situação foi agravada pela pandemia de Covid-19 e de acordo com um levantamento do coletivo VOTELGBT, no contexto pandêmico a taxa de desemprego padronizada entre pessoas LGBT+ é de 21,6%. Além dessa dificuldade em se inserir no mercado de trabalho, para quem já está nele, o que pesa é a discriminação. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Santo Caos com profissionais LGBT, 40% dos entrevistados disse já ter sofrido discriminação por orientação sexual no ambiente de trabalho. Por isso, torna-se tão importante o desenvolvimento de habilidades de diversidade dentro das empresas, tanto para os processos de recrutamento quanto para os profissionais que já estão lá dentro.

“A inclusão é importante para que esses talentos tenham a oportunidade de se inserir não só no mercado de trabalho, mas na sociedade como um todo. Utilizar habilidades de diversidade, trabalhando questões como microagressões e estereótipos, vai ajudar a empresa a desenvolver uma lente de equidade para visualizar e promover a inclusão no local de trabalho. Uma boa opção para isso é o treinamento de diversidade, que pode incluir seminários especiais ou workshops, para demonstrar que o local de trabalho abre portas para discutir diferentes temas no ambiente”, afirma Felipe Calbucci, diretor de vendas no Indeed Brasil.

No mês da Visibilidade LGBTQIA+, o site de empregos Indeed compilou habilidades de diversidade que podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho para a prática de ações que vão ajudar a promover a inclusão.

1. Cultivar consciência cultural e pertencimento

A consciência cultural e o pertencimento reforçam os objetivos das habilidades de diversidade para ajudar cada indivíduo a se sentir respeitado, valorizado e tratado de forma justa. Isso é a base para um ambiente de trabalho mais inclusivo. É importante construir um senso individual de pertencimento para ajudar a fortalecer a conexão de cada pessoa com sua equipe e o senso de propósito relacionado aos objetivos compartilhados.

A conscientização cultural e a sensação de pertencimento buscam ajudar as pessoas para que elas se sintam respeitadas, mais confortáveis no ambiente de trabalho, conectadas com os colegas e importantes para fazer contribuições significativas.

2. Confrontar o viés

Todos temos uma visão cultural própria através da qual enxergamos o mundo. No entanto, além daquilo que é consciente, é possível que tenhamos percepções inconscientes sobre o mundo. É o chamado viés inconsciente, pré-conceitos que desenvolvemos baseados em experiências de vida e estereótipos presentes na sociedade.

É importante avaliar visões culturais pessoais e viés inconsciente. O viés se baseia em fazer suposições sobre grupos específicos de pessoas sem aprofundamento. Mas, uma vez que se é capaz de identificar e entender o próprio viés inconsciente, é possível se tornar mais conscientemente inclusivo.

3. Combater estereótipos

Estereótipos muitas vezes são derivados de práticas discriminatórias e têm base em preconceitos ou experiências já vividas. As pessoas podem estereotipar outras com base em uma variedade de aspectos, como sexo, idade, raça ou orientação sexual. Uma opção para combater estereótipos é criar oportunidades para funcionários de diferentes origens ou departamentos, que em geral não trabalham juntos, para colaborar. 

4. Reduzir microagressões

Uma microagressão é uma declaração ou ação considerada involuntariamente, sutil ou indiretamente discriminatória contra um grupo minoritário. Microagressões podem ser muito comuns ou sutis, e às vezes passam sem ser notadas. Entretanto, elas podem ter um efeito negativo sobre os destinatários, como fazê-los se sentir deslocado daquele ambiente. Ao ver ou ouvir uma microagressão, é importante apontá-la para explicar por que alguém não deve dizer ou fazer o que fez.

5. Compreensão multicultural e multiétnica

A compreensão multicultural e multiétnica pode ajudar a entender melhor e apreciar grupos diferentes de pessoas. Isso inclui suas experiências de vida, crenças e história. Maior consciência cultural e consideração podem ajudar a promover uma comunidade melhor e desenvolver uma lente multicultural no local de trabalho. Isso ajuda a fortalecer o compromisso global da empresa com o multiculturalismo.

“O desenvolvimento dessas habilidades no ambiente de trabalho traz benefícios tanto para funcionários, especialmente aqueles de grupos minoritários, pois faz com que se sintam mais respeitados e valorizados, quanto para a própria empresa, já que ajuda a atrair e manter as melhores pessoas nos grupos de trabalho, agregando mais criatividade e inovação no ambiente”, finaliza Calbucci.

*Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina da USP em 2021.