logo paraiba total
logo paraiba total

Setor de serviços cresce 17,4% em maio na Paraíba, revela IBGE

14 de julho de 2021

O setor de serviços da Paraíba registrou alta de 17,4% em maio na comparação sobre igual período do ano passado, apontando para uma recuperação, segundo Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (13).

O setor, que foi um dos mais afetados durante a pandemia, apresentou também crescimento de 4% em maio sobre abril deste ano na Paraíba, enquanto a média do país cresceu 1,2%. De janeiro a maio deste ano, o setor de serviços no estado acumula crescimento de 3,4% na comparação com o ano passado. 

Regionalmente, 23 das 27 unidades da Federação tiveram expansão no volume de serviços em maio de 2021, em relação ao mês anterior. Já frente a maio de 2020, o avanço na taxa foi acompanhado por 26 das 27 unidades da Federação.

“O setor cresce em consequência da vacinação maior, especialmente aqueles que dependem do consumo presencial”, avaliou o gerente da Pesquisa Mensal de Serviços, Rodrigo Lobo.

A pesquisa do IBGE mostrou que entre as cinco atividades pesquisadas, três tiveram crescimento em maio: Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correios; enquanto Serviços Prestados às famílias (meios de hospedagens e restaurantes); Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares cresceram abaixo do período pré-pandemia.