logo paraiba total
logo paraiba total

Entenda a importância do apoio dos pais no desempenho dos estudantes no Enem

9 de agosto de 2021

Ao contrário do que muitos pensam, um bom resultado em avaliações concorridas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou até mesmo em provas regulares de uma escola, o que está em teste não é apenas o conhecimento. Na hora do desempenho, muitos fatores podem interferir nas notas e garantir uma aprovação. Para o professor Carlos André, fundador do Over Colégio e Curso e especialista em Enem, os resultados de um aluno podem ser facilmente afetados por fatores psicológicos.

Por isso, o apoio dos pais ou tutores torna-se algo essencial. “Ao longo de muitos anos convivendo no ambiente escolar e de cursinho, notei que grande parte do resultado de um estudante é mental. A partir daí, considero um psicológico equilibrado, a confiança e o apoio da família como determinantes nos resultados”, afirmou Carlos André.

Para o professor, o processo de preparação para grandes avaliações já é muito difícil, e a pressão, muito grande. “Costumo dizer que existem alunos que são muito inteligentes e perdem a vaga para outros que sabiam muito menos, mas estavam mais calmos. É importante preparar o psicológico dos nossos alunos para que eles alcancem suas metas”, completou.

Para Sandra Petry, mãe de duas meninas alunas do Over Colégio e Curso na unidade João Pessoa, uma do primeiro ano e outra do terceiro ano do Ensino Médio, apoiar os filhos é essencial para que os eles se sintam valorizados e que sempre se lembrem que bons resultados requerem esforço, disciplina e organização. “Nossos filhos sempre receberam o apoio que precisavam e, quando mais novos, sempre acompanhamos os conteúdos, conversamos sobre os assuntos escolares para que realmente aprendessem sobre o assunto”, contou.

Durante os anos finais do Ensino Médio, a participação ativa dos pais nos momentos de estudo são mais sutis, e a partir daí é essencial desenvolver bons hábitos estudantis nas crianças. “Eu e meu marido trabalhamos com Educação, eu como psicopedagoga e ele como psicólogo educacional e recebemos, no consultório, muitos estudantes que não aprenderam a estudar na escola, mas sim, decorar. Nestes casos o aprendizado efetivo fica prejudicado”, explicou Sandra.

Para entender um pouco mais como ajudar no desempenho, confira algumas dicas de como os pais podem auxiliar no processo de ensino e bem estar mental.

Respeitar os momentos de estudo dos seus filhos – Evitar fazer barulhos e interrupções é uma forma prática de fazer com que os períodos de dedicação aos estudos sejam mais produtivos

Auxiliar na preparação de um ambiente adequado para estudos – Compor um espaço onde iluminação, conforto e silêncio sejam respeitados.

Estar atento a défices estudantis que podem impedir bons resultados – Questionar os filhos sobre possíveis dificuldades em disciplinas e assuntos, concentração e demais fatores para após conhecimento deles solucionar problemas e garantir rendimento.

Apoiar e evitar cobranças rigorosas – Ter cuidado nos momentos de pressão ou questionamentos sobre estudos e futuro, como meio de evitar tensões desnecessárias que possam estressar o aluno e atrapalhar os resultados.

O Over João Pessoa fica na Av. Senador Ruy Carneiro, 405, no Brisamar. Para mais informações, os telefones são (83) 3506-6221, (83) 99386-1061 e (83) 99385-0373. O site é o www.overcolegioecurso.com.br. No instagram, @overjoaopessoa .