logo paraiba total
logo paraiba total

Referência em tratamento com a ECMO, Unimed João Pessoa realiza curso avançado sobre a terapia

Capacitação teve como foco o transporte de pacientes, inclusive de uma região para outra do Estado e por meio aéreo

18 de agosto de 2021

Referência em tratamento de pacientes com a terapia ECMO, a Unimed João Pessoa investe em uma qualificação ainda maior para os profissionais que utilizam o método, que ficou conhecido por ser utilizado no tratamento de pacientes com covid-19. No último fim de semana, 45 profissionais do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Cooperativa que tem certificação internacional em ECMO, realizaram um curso com foco no transporte de pacientes que estão usando o aparelho.

O cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre, médico cooperado da Unimed João Pessoa, explicou que a capacitação realizada no final de semana foi um curso avançado. “Utilizamos um manequim vivo [um voluntário no lugar de um boneco comumente utilizado em treinamento] e simulamos com ele o transporte entre setores do hospital, entre hospitais e também uma simulação de transporte aéreo”, disse o cirurgião, que realiza o tratamento com a ECMO no Hospital Alberto Urquiza e possui certificado internacional como médico para utilizar a terapia.

Maurílio Onofre explicou que esse tipo de simulação é importante para que a equipe tenha segurança e saiba todos os passos a serem dados, caso precise transportar um paciente que já está utilizando a ECMO. “A equipe do hospital da Unimed João Pessoa pode, por exemplo, colocar o paciente em ECMO em um hospital no Sertão da Paraíba e trazê-lo para o tratamento na Capital, de forma segura, pois tanto os profissionais quanto o hospital têm a capacitação, o treinamento e a estrutura para isso”, conta.

Os 45 profissionais que participaram do curso são médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da Unimed João Pessoa e já haviam participado anteriormente do primeiro curso, realizado em maio. “Esses treinamentos com os profissionais da Unimed fazem parte dos requisitos que precisamos ter para sermos reconhecidos internacionalmente”, ressaltou Maurílio Onofre. Ele disse ainda que, para dar segurança ao paciente durante o uso de ECMO, seja no hospital ou durante o transporte, é fundamental um trabalho de equipe multidisciplinar treinada.

Certificação internacional – O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, disse que mais uma vez a Cooperativa mostra pioneirismo e postura empreendedora em trazer inovação e tecnologia para o Estado, realizando este curso. “Estamos melhorando ainda mais a qualificação da nossa equipe que hoje trabalha com ECMO. Utilizamos muito essa técnica em pacientes críticos covid, mas ela tem outras indicações quando se refere à melhoria da qualidade respiratória do paciente”, explicou.

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley é o único na Paraíba reconhecido como Centro de Referência Elso para o tratamento de pacientes por meio do método ECMO. A certificação é concedida pela Sociedade de Suporte de Vida Extracorpórea (Extracorporeal Life Support Organization – Elso).

Para ter esta certificação, o hospital foi submetido a avaliações com critérios rigorosos, que mostram a capacidade de atender o paciente e oferecer esse tipo de tratamento com excelência.

A Sociedade de Suporte de Vida Extracorpórea é uma organização médica internacional que pesquisa, publica, avalia e regulamenta as ECMOs realizadas em hospitais em todo o mundo. É destaque mundial em educação, treinamento, pesquisa e gerenciamento de dados para o avanço do suporte extracorpóreo à vida.

O que é ECMO – A oxigenação por membrana extracorpórea (Extracorporeal Membrane Oxygenation – ECMO) ficou conhecida nos últimos meses por ser um dos tratamentos utilizados em pacientes com a covid-19, mas também é indicada para outros tipos de tratamento. É uma terapia complexa que, através de um dispositivo que permite a oxigenação de forma artificial do sangue fora do corpo, oferece suporte de vida em casos em que as funções dos pulmões ou do coração estejam comprometidas.