logo paraiba total
logo paraiba total

Descubra como será o carro conectado do futuro

Os novos veículos hoje em dia podem se conectar à internet, ter acesso aos telefones celulares e ainda se conectar com o exterior

20 de agosto de 2021

A tecnologia nos surpreende a cada dia e não poderia deixar de estar presente em carros como o Honda Hr-V e em tantos outros. Mas já é possível dizer que existem tecnologias que mudarão a nossa forma de dirigir e de usar um veículo. Embora praticamente todos os veículos que saem de fábrica sejam hoje carros conectados, é só o começo do futuro!
Os novos veículos hoje em dia podem se conectar à internet, ter acesso aos telefones celulares e ainda se conectar com o exterior. Com o Hr-V usado, por exemplo, isso é possível. Acontece que as fábricas automotivas estão há vários anos ocupados nos carros conectados, mas os consumidores ficam sem saber quais serão os equipamentos e ferramentas tecnológicos.


Por esse motivo, uma breve revisão nas diversas fábricas permite ter um leque concreto das últimas tecnologias apresentadas. Nessa revisão, foram encontradas mais de vinte tecnologias diferentes. Algumas delas já estão instaladas nos carros de alta gama, como nas diferentes Honda Hr-V versões.


A verdade é que a conectividade do futuro próximo revolucionará completamente a visão e a ideia que todos os consumidores têm de um veículo. E é exatamente isso: um carro conectado.

A tecnologia e os carros
1) Leitor de impressões digitais: as chaves irão sumindo aos poucos. Os carros novos já possuem sistemas eletrônicos para dar a partida. A biometria aumentará a segurança. Assim como nos smartphones é usado esse sistema de impressão digital, o fabricante do Carro Hr-V bem como todas as outras marcas automotivas acrescentarão isso aos carros futuros.

2) Reconhecimento facial: não é uma tecnologia nova, pois algumas marcas como BMW e Jaguar já usam isso para detectar expressões e movimentos de cabeça que indiquem sonolência. No entanto, é uma ferramenta perfeita para todo carro conectado.

3) Abrir o carro com o telefone celular: através da tecnologia NFC, é possível abrir e fechar o carro com o smartphone. Já diversos carros possuem essa opção e em breve praticamente todos contarão com esse sistema.

4) Notificações sobre coisas esquecidas no carro: a tecnologia a serviço do consumidor. Um carro inteligente, que avisa se você esqueceu, por exemplo, um pacote ou bolso no banco traseiro ou no porta-malas através de sensores.

5) Telas de maior tamanho: telas de maiores que as 10 ou 15 polegadas conhecidas hoje. Embora os sistemas de voz estejam ganhando importância, é para estudar se uma tela maior não colaborará com a distração do motorista…

6) Vários dispositivos conectados ao mesmo tempo: hoje em dia é possível conectar o smartphone através de bluetooth. Mas com o avanço da tecnologia, será possível em breve conectar múltiplos dispositivos entre si e com o próprio veículo. Seria algo assim como uma rede local dentro do carro.

7) Sensor do ritmo cardíaco: no ano de 2011 Ford criou os sistemas cardíacos nos cintos, para medir o nível de estresse do motorista, mas isso acabou não vingando. Mas ainda assim, as diversas marcas automotivas trabalham sobre esse sistema para prevenir os ataques cardíacos inesperados e / ou a fadiga nos motoristas.

8) Sistema de rastreamento ocular: isso serve para melhorar o reconhecimento facial e para detectar a fadiga do motorista. Mas com a criação de possíveis interfaces, será possível obter informação com os olhos. Por exemplo, tendo as mãos no volante, ativar alguma coisa só com o olhar.

9) Assistentes de voz: a vos é essencial para obter uma condução segura. Nestes últimos anos já existem carros com esse sistema inteligente que entende instruções através da voz. Não é necessário você procurar o Honda Hr-V preço, porque vários caros possuem essa opção. Se hoje também é possível indicar com a voz a música que queremos ouvir ou atender um telefonema, no futuro os carros permitirão gerir mais elementos com poucas palavras.

10) Detectar se o motorista bebeu álcool: já foi anunciado que a partir do próximo ano, 2022, na União Europeia todos os carros terão caixa preta, etilometros e assistentes inteligentes de velocidade. Isso faz parte de um programa com o intuito de evitar acidentes. Essa caixa preta será como a caixa preta dos aviões, ou seja, registrará tudo o que acontece no carro e, ao mesmo tempo, terá conexão direta com um sistema inteligente de velocidade que avisará quando o motorista estiver ultrapassando o limite de velocidade permitida.