logo paraiba total
logo paraiba total

Confira cinco dicas para se preparar para entrevistas de emprego online

Especialista da Catho orienta como se organizar para os processos seletivos à distância

24 de agosto de 2021

Com a pandemia, o trabalho remoto se tornou essencial e, mesmo com o avanço da vacinação, muitas empresas já planejam manter o modelo. Com isso, os processos seletivos também tiveram que se adaptar a essa nova realidade fazendo com que recrutadores e candidatos se encontrassem virtualmente, em muitos casos, desde o primeiro contato até a contratação. Pensando em auxiliar candidatos que venham a se submeter a esse  formato que vem se tornando cada vez mais comum, Patricia Suzuki, CHRO da Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, separou cinco dicas de preparação para uma entrevista online. Confira:

  • 1. Arrume-se como se estivesse indo à entrevista pessoalmente: A vestimenta e o cuidado com a apresentação é algo importante na avaliação do candidato. Escolha uma roupa que usaria para ir à entrevista presencial, levando em conta o perfil da empresa . Algumas exigem um traje mais formal, outras podem ser mais descontraídas, chapéus e óculos escuros, em todos os casos não são recomendados. Mesmo estando em casa, esses detalhes não devem ser desconsiderados. Além disso, é importante ter cuidado para não exagerar na maquiagem, pois no vídeo ela pode ficar muito mais intensa. Independente da modalidade a forma como se apresenta fala sobre você.
  • 2. Escolha o ambiente da entrevista com atenção: O local onde será realizada a entrevista deve ser escolhido com cuidado para que seja possível uma comunicação clara. Um ambiente com o mínimo de barulho possível é o ideal para que não haja interrupções que atrapalhem tanto a concentração do candidato e/ou do entrevistador. O ambiente também precisa estar organizado, além disso, tome cuidado com a iluminação, pois será preciso que as pessoas consigam te ver bem. Se possível, combine a iluminação natural com a artificial.
  • 3. Aprenda sobre as ferramentas utilizadas para a videoconferência: Com a popularização das entrevistas online, muitas empresas utilizam plataformas de videoconferência, já que estas oferecem várias vantagens, entre elas, facilitar o trabalho dos recrutadores que podem realizar a entrevista no dia, horário e ambiente que desejarem.

    Para que os recrutadores e candidatos não encontrem dificuldades com o software ou app de videoconferência, vale a pena aprender sobre ele com antecedência. É importante identificar as funcionalidades da ferramenta para saber, por exemplo, como fazer chamadas de vídeo e reuniões em grupo, silenciar, mudar o plano de fundo de forma personalizada e  ainda como interromper o vídeo após o término da entrevista.

    No caso do candidato, assim que a entrevista on-line for agendada, é importante que ele pergunte sobre o software que será utilizado. Assim, poderá aprender sobre os recursos oferecidos pelo aplicativo e, se o entrevistador pedir algum comando, como compartilhar uma tela, por exemplo, não terá dificuldade. Além disso, saber mexer na ferramenta com antecedência evitará um possível atraso por dificuldades de acesso.
  • 4. Teste os equipamentos com antecedência para não atrapalhar a pontualidade: Prepare com antecedência todos os equipamentos: se for usar um computador ou notebook, verifique a câmera, microfone, software de videoconferência e áudio e veja se está tudo funcionando bem. Uma dica é fazer uma videoconferência com um amigo ou parente para fazer os testes necessários. Assim, se alguma coisa apresentar problema, poderá corrigir a tempo. A mesma regra é válida se for usar o smartphone. Nesse caso, além desses cuidados, é preciso pensar em um suporte para colocá-lo, afinal, segurar o aparelho por horas não é o ideal, além de não ter uma boa estabilidade e enquadramento. Seguir essa dica auxiliará também a manter a pontualidade, afinal assim como no presencial ser pontual é algo que chama atenção dos recrutadores.
  • 5. Garanta uma boa conexão com a internet e evite distrações: Sem a internet você não conseguirá fazer a entrevista de trabalho por videoconferência. Então, o candidato deve garantir que ela esteja funcionando. Se for usar a internet residencial, veja se os cabos estão conectados e se o Wi-Fi está com um bom sinal. No caso de o sinal estiver fraco, vale a pena trocar de lugar e ir para um que tenha sinal mais forte. Os dados móveis também precisam estar em um local em que peguem bem. Nesse caso, vale checar como anda o seu pacote de dados, até porque corre o risco da entrevista ser interrompida pelo fim do seu pacote. Se possível, vale a pena se garantir com uma conexão por cabo e deixar os dados móveis preparados caso a conexão caia. Além disso, é importante evitar distrações como abrir outras abas durante a conversa e conferir as notificações do celular. No momento da entrevista é preciso estar 100% focado, afinal isso também é avaliado.

Depois de seguir esses passos, a especialista reforça que é preciso se preparar para a entrevista online da mesma forma caso fosse presencial, afinal, a parte mais importante é demonstrar as suas capacidades e o quanto está apto para a vaga desejada. 

“Pesquise sobre a empresa para estar preparado para o momento da  entrevista e fazer as perguntas certas e entender sobre o negócio e cultura organizacional, entenda como poderá contribuir para a organização. Esteja pronto para responder perguntas sobre suas experiências anteriores, com exemplos das suas conquistas e resultados alcançados e também como os seus conhecimentos e habilidades poderão ajudar a organização. Reflita sobre essas questões com antecedência e seja natural nas suas respostas. A entrevista de trabalho online pode ser bem tranquila e garantir uma oportunidade de emprego, mas para isso, é preciso estar preparado,  alerta Patrícia.