logo paraiba total
logo paraiba total

ONG lança campanha para construir equipamento que garante água potável no semiárido paraibano

A tecnologia sustentável produz água segura para o consumo humano por meio da destilação solar, com baixo custo de instalação e manutenção

27 de agosto de 2021

 Em parceria com a ONG Engenheiros Sem Fronteiras, o projeto Milagre Sertão promove uma arrecadação online para instalar dessalinizadores solares na zona rural de Alto dos Cordeiros, no semiárido paraibano. O valor arrecadado na “Vakinha Sertão Potável” será investido em cinco equipamentos para proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores da região.

“O nosso propósito ao avaliar os projetos e parcerias é ter a certeza que estão alinhados à nossa missão e nossos valores. Com certeza, a construção dos dessalinizadores solares em Alto dos Cordeiros é uma iniciativa que nós acreditamos e defendemos enquanto ONG. Já tínhamos estudado outro modelo de equipamento, mas esse nos apresentou uma melhor tecnologia e resultados mais viáveis pra realidade do sertão. Estamos muito felizes pela oportunidade de encontrar esse projeto e unir o útil ao agradável”, diz Mariane Medeiros, coordenadora de projetos da ONG Milagre Sertão.

Com o investimento, será possível fornecer água potável para famílias que têm poços de água salobra ou salgada em casa, e que são dependentes da operação pipa para ter acesso a água doce. Considerada uma solução sustentável, a instalação dos dessalinizadores solares é capaz de eliminar o sal da água, tornando-a potável. Cada equipamento produz em média 16 litros de água, o que é suficiente para uma família de até 5 pessoas beber e cozinhar com segurança hídrica. Neste projeto, a estimativa é atender até 10 famílias ou 40 pessoas.

As ONGs Milagre sertão e Engenheiros Sem Fronteiras serão responsáveis pela elaboração e execução de todo projeto, desde o planejamento à construção dos equipamentos e entrega para a comunidade. Entre os envolvidos no projeto, estão Francisco José Loureiro, professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que compartilhou as primeiras orientações sobre o uso, a construção e desenvolvimento do projeto; Wanderley Feitosa Viana, graduado em agroecologia e responsável pelo acompanhamento e pela construção em campo dos dessalinizadores; e Robison Portioli, responsável por trazer o projeto para a ONG Engenheiros Sem Fronteiras – JP e por colaborar com a execução do planejamento, da campanha e da construção do projeto piloto de cinco unidades.

Como doar – Basta acessar o link da Vakinha Sertão Potável, que está disponível no https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sertao-potavel . A meta é arrecadar R$10.500. O valor já inclui todo o material, mão de obra e logística para a construção dos equipamentos.

Outras maneiras de contribuir – Além da campanha, os interessados podem se cadastrar para se tornarem doadores mensais da ONG Milagre Sertão, comprar produtos artesanais da Lojinha do Milagre (http://lojinhadomilagre.iluria.com/) ou realizar doações avulsas por meio do aplicativo AME, pagseguro ou transferência bancária.

A ONG Milagre Sertão fica na Rua Antônio Rabelo Júnior, nº 81 Sala 01 e 02 – Miramar. Outras informações, no site milagresertao.org/, no (83) 3021-9891 e no insta @milagresertao.