logo paraiba total
logo paraiba total

Paraibanos lançam livro sobre a magia da Disney aplicada à administração

E-book já pode ser baixado gratuitamente no site da Academia Paraibana de Ciência da Administração

3 de setembro de 2021

A administradora e doutora em psicologia social, Luciane Albuquerque, professora da Estácio João Pessoa, lança, na próxima segunda-feira (06), em evento virtual, seu mais novo livro, intitulado “A Magia da Administração – uma visão organizacional nas ‘entrelinhas’ das animações Disney”, com publicação pela Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA). Escrito em parceria com o empresário Bruno Xavier, o e-book conta com prefácio de Claudemir Oliveira, PhD, presidente do Seeds of Dreams Instituite e ex-professor da Disney University. O evento de lançamento acontece às 18h, com transmissão pelo canal do YouTube da APCA.

O livro foi idealizado pela professora Luciane Albuquerque a partir dos seus estudos, durante mais de dez anos, sobre a Cultura Disney. “Sempre procurei trabalhar temáticas da administração utilizando filmes para facilitar o processo de aprendizagem dos meus alunos. Foi quando tive a ideia de produzir o e-book e fiz o convite ao Bruno Xavier, meu amigo e ex-aluno, para ser coautor da obra, por seu estilo de escrita parecido com o meu”, explica.

Após as reuniões iniciais, os autores escolheram as dez animações que fizeram parte da obra: Mulan, Vida de Inseto, Monstros S.A., Os Incríveis, Carros, Ratatouille, Wall.E, A Princesa e o Sapo, Detona Ralph e Zootopia. A produção se deu num período de menos de três meses, devido ao entusiasmo de ambos pelo projeto.

“O e-book tem como objetivo principal inspirar professores dos cursos de Administração a trabalharem temáticas da área utilizando as animações da Disney e, assim, motivar seus alunos a se interessarem e apreenderem os conteúdos de uma forma agradável e divertida. Cada capítulo é independente e traz, no final, sugestões de temas para futuras discussões e debates”, conta Luciane.

Formada em Administração e com mestrado e doutorado em Psicologia Social, Luciane Albuquerque é pós-doutoranda na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Possui certificações pelo Disney Institute e é vice-presidente da APCA, além de consultora sênior na Brazilliant Consultoria, ex-conselheira e diretora Institucional do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) e ex-diretora de Inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Paraíba (ABRH-PB).

Já Bruno Xavier é CEO da Tango Alfajores, palestrante e criador da Fórmula da Criatividade. Formado em Administração e especialista em Marketing e Criatividade, é coordenador de Eventos da Umadeby e do Instituto Ouse Sonhar. É treinado em Produtividade pela Fundação Estudar e em Marketing Digital pelo Google. É também coautor do livro “A Dinamicidade da Administração no Contexto Atual”, da APCA.

Para os interessados, o e-book “A Magia da Administração – uma visão organizacional nas ‘entrelinhas’ das animações Disney” já está disponível para download gratuito. Basta clicar na primeira aba (APCA) e escolher a opção APCA Publicações para baixar o conteúdo.