logo paraiba total
logo paraiba total

Após Festival de Queijos, Soledade se prepara para aumentar produção de leite e derivados

Município possui o 4º maior rebanho de cabra da Paraíba

10 de outubro de 2021

Cerca de um mês após a realização do I Festival de Queijos, o município de Soledade se prepara para aumentar a bacia leiteira e, com isso, conseguir produzir mais leite – de vaca e de cabra – e também elevar a fabricação dos laticínios. Na última semana, o prefeito da cidade, Geraldo Moura Ramos, se reuniu com representantes de associações e entidades que possam auxiliar neste processo.

O encontro contou com representantes de 15 associações, além de integrantes da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), do Sebrae e do Projeto Cooperar, que executa políticas e programas de desenvolvimento rural sustentável. Na reunião, ficou definido que a gestão irá montar um projeto para incentivar a produção de leite de cabra e apresentar às associações.

De acordo com o prefeito, é preciso buscar estratégias para que seja viável o aumento dos laticínios. Soledade se destaca pela produção de queijos e derivados e a potencialidade pode ser explorada, garantindo geração de renda e emprego para os autônomos que vivem do leite. “Entendemos que para haver crescimento, é necessário investimento e apoio. Nesse sentido, estamos buscando parcerias e apoios para promover esse aprimoramento em nosso processo de produção, beneficiando quem trabalha diretamente com isso e também fortalecendo essa característica da nossa cidade”, pontuou.

Potencialidade – O município possui o 4º maior rebanho de cabra da Paraíba, com 23.144 animais, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que impulsiona ainda mais a produção de leite na região. Para isso, a cidade conta com 15 associações de produtores.

Festival de Queijos – A primeira edição do Festival de Queijo em Soledade aconteceu neste ano, em setembro, mês de comemoração aos 136 anos da cidade. O evento contou com capacitação e exposição de queijo, festival gastronômico temático, com 15 pratos à base de queijo de cabra ou de vaca criados para a festividade; além de apresentações e visita de um grupo de jornalistas. O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal com apoio do Governo Federal, Sebrae e PBTur.