logo paraiba total
logo paraiba total

Rota de Ciclismo do Vale dos Sertões paraibano será tema de palestra na BTM

Brazil Travel Market, no dia 22 de outubro, das 15h40 às 16h10, no Centro de Eventos de Fortaleza

16 de outubro de 2021

A Rota de Ciclismo ou Cicloturismo do Vale dos Sertões paraibano será tema de palestra para agentes de viagem, na BTM – Brazil Travel Market, no dia 22 de outubro, das 15h40 às 16h10, no Centro de Eventos de Fortaleza CE. A rota percorrerá vários municípios, da Região Vale dos Sertões, passando por: Água Branca, Jericó, Princesa Isabel, Santa dos Garrotes, Pombal, Teixeira, São Mamede, Catolé do Rocha e São Bento.

É possível que essa modalidade de turismo de aventura contribuirá muito para a transformação turística local e regional, na medida em que fomenta o turismo sobre duas rodas, conecta pessoas de diferentes regiões do país e movimenta à economia local e regional. É capaz de atrair turistas e, consequentemente, gerar renda, além de proporcionar a conservação local. 

Segundo o Observatório de Ciclismo RJ, essa será a Primeira Rota de Cicloturismo do Nordeste do Brasil, de forma permanente, pois as demais estão localizadas no Sul e Sudeste do Brasil. Considerando os nove municípios que já aderiram a Rota de Ciclismo Vale dos Sertões, serão cerca de 450 km por estradas rurais ou vias urbanas. O ciclista pode fazer a rota sozinho ou acompanhado de um condutor local de ciclismo, capacitado pelo SEBRAE/PB, para atender aos visitantes e partilhar as experiências e histórias do lugar.

No município de São Mamede indicamos a rota de cicloturismo que leva a Picotes, uma vila rural muito linda que tem hospedagem simples e restaurante regional. A paisagem natural da Serra de Picotes é única e encantadora. Muito ciclistas já conhecem esse lugar incrível que também é cenário adequado para a produção de filmes/cinema.

Outras maravilhas podem-se encontrar no percurso dessa rota de ciclismo pelos municípios da região do Vale dos Sertões: museus, grupos culturais, produção artesanal de queijos, muitos grupos de ciclistas locais, açudes com passeio de barcos ou canoas, comida regional de excelente qualidade, artistas plásticos, comunidades rurais de quilombolas com seus saberes, suas crenças e valores. À noite é possível vivenciar uma programação cultural local, com um trio de forró pé de serra, um sarau poético ou um contador de “causos”.

Surpreenda-se com a diversidade de talentos culturais, desde o artesanato à produção de redes de dormir no município de São Bento, a fé e a religiosidade do povo sertanejo, as universidades e faculdades. Emocione-se ao praticar as diversas atividades de aventura oferecidas no Vale dos Sertões desde uma escalada, um rapel, passeios a cavalo, uma trilha com ciclistas locais.

A proposta da Rota de Cicloturismo é unir as cidades em um único produto turístico para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental dos municípios e região. Muito importante entrar em contato com os condutores locais de ciclismo para viabilizar a confirmação de reserva de hospedagem em pousadas e conhecer alguns atrativos em propriedades particulares. A região já enxerga como oportunidades econômicas, abrir uma empresa de aluguel de bicicletas ou um hotel de barracas, nos municípios da região.

Com a palestra na BTM e o lançamento desse produto turístico, no Festival de Turismo de Gramado – RS, o próximo passo será organizar uma visita de reconhecimento com agentes de turismo de aventura, que queiram comercializar a Rota de Ciclismo Vale dos Sertões.