logo paraiba total
logo paraiba total

Com peças de artistas brasileiros e exposições mensais, a Espaço Arte Brasil abre as portas nesta quinta-feira (15)

Nova loja está localizada no Liv Mall Shopping, em João Pessoa

13 de setembro de 2022

Espaço Arte Brasil abre as portas nesta quinta-feira (15). Um espaço para conhecer, admirar e adquirir obras de arte brasileiras e de nomes mundialmente consagrados. Essa é a proposta do Espaço Arte Brasil, que abre as portas em João Pessoa, nesta quinta-feira (15), no térreo do Liv Mall Shopping. A ideia, pioneira na capital paraibana, é do jornalista e comunicador digital Fábio Bernardo, do empresário Rodrigo Vilar e da concierge e consultora Gabriela Nicodemos – sócios unidos com a intenção de democratizar e acessibilizar a cultura por meio da arte, em João Pessoa.

A novidade pretende diferenciar-se do conceito de “galeria” para tornar-se justamente um espaço mais acessível ao público e ainda resgatar o interesse das pessoas pelas peças, que estarão à venda, atendendo a diversos tipos de gostos e possibilidades de investimento – desde pequenos objetos contemporâneos e populares, por exemplo, a telas e esculturas de artistas renomados. No portfólio do Espaço Arte Brasil, destacam-se grandes nomes paraibanos como Flávio Tavares, Clóvis Júnior, Fred Svendsen, Raul Córdula e Chico Ferreira, entre outros contemplados artistas de todo o Brasil. É o caso do premiado designer mato-grossense Sérgio Matos, nome de reconhecimento internacional com suas peças de mobiliário que exalam autenticidade e refletem as riquezas naturais do Brasil com a força do “feito à mão”; e do pernambucano mais paraibanos da cena artística, o gênio Miguel dos Santos.

O Espaço Arte Brasil também traz com a João Pessoa as obras da artista plástica paraibana Heloísa Maia, que atualmente reside nos Estados Unidos e expõe em galerias internacionais. A curadoria da loja está sendo feita por Fábio Bernardo e seus sócios, com quem o jornalista divide a ideia do projeto e a admiração pela arte.

Democratizar a arte

O acesso à arte no Brasil também é desigual – e esta é uma pauta ainda pouco debatida. Para Fábio Bernardo, o público em geral entende as “galerias” como lugares onde só pode entrar quem tem muito conhecimento sobre arte ou uma expectativa de alto investimento em alguma obra. “Mesmo entendendo a importância, a relevância e toda a resistência que as galerias representam, eu sempre percebi, principalmente aqui na Paraíba, que precisamos aproximar os artistas das pessoas e também dos arquitetos e designers de interiores”, avalia.

“Democratizar é abrir para que cada um faça sua própria interpretação do que é a arte – e ainda aproximar as pessoas para que elas assimilem que, se elas não têm disponibilidade, no momento, para um investimento alto em uma pintura, por exemplo, elas podem começar investindo em desenhos ou múltiplos do mesmo artista famoso, que podem custar dez por cento do valor da grande pintura que tanto encantou, além das inúmeras possibilidades de artistas populares para iniciar um acervo ou coleção repletos de significados e valores”, exemplifica Fábio.

Abelardo da Hora

Outra novidade do espaço são as exposições mensais que vão acontecer de formas individuais ou coletivas na praça localizada em frente à loja. Neste primeiro mês, o artista escolhido para abrir o calendário de exposições é o pernambucano Abelardo da Hora – um dos maiores escultores brasileiros do século 20. “A Paraíba ganhou recentemente um espaço chamado Memorial Abelardo da Hora, que é um museu com todo o acervo do artista para que possamos visitar de forma permanente. Com esse projeto, e com a chegada da nossa loja, no mesmo ano, resolvemos fazer essa conexão e celebrar a vida e obra desse grande artista do Nordeste aclamado no mundo”, explica Fábio.

O Espaço Arte Brasil fica no Liv Mall Shopping – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania, João Pessoa – PB, 58037-005. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.