logo paraiba total
logo paraiba total

Colégio Primeiro Mundo incentiva crianças a escreverem poesias

Projeto Poetas do Futuro conta com oficina da poetisa Silvinha Franca

31 de outubro de 2022

Nesta segunda-feira (31) é celebrado o Dia Nacional da Poesia. Para comemorar a data, o Colégio Primeiro Mundo desenvolve o projeto Poetas do Futuro que, em parceria com a poetisa e cordelista Silvinha França. A poetisa realizará uma oficina para crianças entre 7 e 11 anos. A iniciativa faz parte das comemorações do mês da criança que se encerra em 31 de outubro com a ação. A oficina que acontece no Museu Casa de Cultura Hermano José, juntamente com o lançamento e sessão de autógrafos do livro “A princesa encantada do reino de Araçagi”, sobre arqueologia e lendas da preceptora.

A oficina inclui apresentação em digital com um breve resumo da literatura de cordel, iniciação às técnicas para construção de um cordel e anotações em um quadro branco. “Estou ansiosa pela oportunidade e já estudando como farei para que o entendimento das crianças seja o melhor possível. Na oficina, gosto de incentivar a criatividade, ativar memórias e de fato desenvolver registros, além do contato cultural com a literatura de cordel. Tenho certeza que será lindo”, adiantou Silvinha.

Além da oficina, as crianças serão convidadas a visitar e conhecer as dependências e o acervo do Museu Casa de Cultura Hermano José, equipamento cultural apoiado pela Universidade Federal da Paraíba, resultado da doação em vida do espaço e acervo pessoal do artista plástico Hermano José. Com sete ambientes destinados a exposições e biblioteca especializada em humanidades, cultura e artes, o museu ainda conta com espaço destinado atividades a manifestações culturais.

Para Aldimar Wanderley, diretora e fundadora do Colégio Primeiro Mundo, proporcionar momentos como este é importante para o desenvolvimento intelectual. “Precisamos  estimular os pequenos no conhecimento da cultura local e incentivar o contato com a arte, ciências humanas, literatura e história, pois assim eles irão crescer protegendo e amando aquilo que faz parte da vivência do seu povo”, explicou.

Mês das crianças – Para o mês de outubro, o Colégio Primeiro Mundo realizou uma série de ações como oficina divertida, gincana, praia e banho na cascata, passeio para a Chácara Vista Alegre, Bailinho à Fantasia, Miniprojeto Família na Escola.

Para saber mais sobre o Colégio Primeiro Mundo, é só acessar o site https://colegio1mundo.com.br/ . O telefone é (83) 3031-4008 ou (83) 98771-4848. O Instagram é @colegio1mundo.