logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae oferta mais de 300 cursos on-line para capacitação de empreendedores e estudantes

Atividades são gratuitas e voltadas para diversas áreas de negócios

27 de dezembro de 2022

Quem é empreendedor nunca para e precisa estar atualizado, seja com as novas tecnologias, novidades do mercado e do segmento em que atua. E entre as ferramentas que auxiliam os pequenos empresários ou quem deseja ter o próprio negócio estão os cursos e capacitações. O Sebrae disponibiliza 315 cursos on-line e totalmente gratuitos para quem quer se aprimorar e mergulhar no universo do empreendedorismo. A lista com as atividades estão disponíveis no link (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline) .

Distribuídos em um ambiente totalmente virtual, os cursos ofertados pelo Sebrae têm duração que variam de 1 hora até 120 horas, unindo praticidade, já que podem ser acessados pelo celular, tablet, e comodidade, em que o aluno pode fazer as atividades de onde estiver. A analista do Sebrae/PB, Niedja Arruda, lembra que as capacitações são em diversas áreas, tanto para quem já possui o próprio negócio quanto para quem deseja descobrir uma habilidade para começar algo próprio, incluindo noções básicas sobre empreendedorismo.

“Um dos papéis do Sebrae é capacitar o empreendedor. Nós temos muitas atividades voltadas para as diversas áreas da empresa, como gestão financeira, de pessoas, marketing e também cursos na área de inovação, planejamento digital. Então, é muito importante esse momento de parada, agora no final do ano, para observar, ler, se capacitar e colocar em prática os seus conhecimentos, seja na vida profissional ou na sua empresa, em 2023”, reforça.

A analista inclusive sugere esse período de certa calmaria, já que para muita gente janeiro é mês de férias, para aproveitar e se capacitar com os cursos rápidos oferecidos na plataforma do Sebrae, servindo até mesmo para abrir novos horizontes para os pequenos empresários, renovando técnicas e tornando-os mais competitivos no mercado. “Todo empresário e futuro empreendedor sabe que é muito importante adquirir conhecimentos e com isso poder colocar em prática no negócio dele, no dia a dia, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Esses conhecimentos podem reduzir riscos que venham a acontecer na empresa, através do planejamento que ele venha a fazer, observando os cenários que estão por vir e, com isso, fazer com que a empresa se mantenha no mercado e que ele possa adquirir novos fornecedores, clientes, para aumentar o lucro, além de ampliar produtos e serviços”, acrescentou Niedja Arruda.

As capacitações on-line disponibilizadas pelo Sebrae são ainda utilizadas por algumas instituições de ensino técnico e superior. Por serem cursos de uma instituição consolidada e dar direito a certificado aos alunos, as atividades podem integrar o currículos dos estudantes como cursos extra-classe. Consultor financeiro e concluinte da graduação em Ciências Contábeis, Flávio Reis fez recentemente alguns cursos da plataforma que serviram como complemento à grade curricular de atividades fora da sala de aula.
“Os cursos são bem completos para quem busca melhorar os conhecimentos e aprimorar a profissão. No meu caso, as nossas capacitações são voltadas para a parte prática contábil e os cursos do Sebrae ajudam nas atividades extra classe. Além disso, a plataforma é bastante intuitiva, mostra o desempenho do aluno e é interessante pra gente buscar complemento em outras áreas”, destacou.

Sebrae 50 + 50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.