logo paraiba total
logo paraiba total

Construtora paraibana incentiva sinergia entre arquitetos para projetos inovadores e criativos

Presença de diferentes perspectivas e habilidades pode levar a soluções eficientes nos empreendimentos

9 de maio de 2023

A colaboração de múltiplos arquitetos em um projeto de construção pode trazer uma série de benefícios para os empreendimentos – desde a concepção até a execução. A presença de diferentes perspectivas e habilidades pode ainda levar a soluções inovadoras e criativas, enquanto a integração de ambientes internos e áreas comuns também garante que o projeto seja bem coordenado e eficiente. Por esses motivos, é cada vez mais comum ver equipes de arquitetos trabalhando juntas em projetos de construção.

A colaboração de diversos arquitetos em um projeto de construção é uma prática cada vez mais comum e valorizada na arquitetura contemporânea – e a Massai realiza este movimento com pioneirismo em suas obras. A construtora, que é uma das cem maiores do País,  incentiva a sinergia entre os profissionais. Para a empresa, quando vários profissionais trabalham juntos, eles podem compartilhar a responsabilidade pela execução do projeto, garantindo que todas as etapas sejam bem gerenciadas. Isso pode ajudar a reduzir erros, atrasos e custos extras, tornando o processo de construção mais eficiente e econômico. “A troca de informações e experiências entre os profissionais é fundamental para que o resultado que vamos entregar aos clientes seja realmente surpreendente. Para isso, é fundamental fomentar o comprometimento do grupo, o que sempre promove melhores resultados, a fim de criar um projeto moderno e que supere as expectativas dos clientes”, contou Jacira Rodrigues, gerente de Planejamento e Suprimento da Massai.

Segundo Jacira, a escolha dos profissionais é motivada por um conjunto de fatores que analisa as características individuais de cada arquiteto e o possível resultado da união entre eles. “Os pontos positivos são somados, evitando qualquer erro ou incompatibilidade”, argumentou. 

Para ela, é natural e positivo que cada profissional traga diferentes opiniões acerca de uma mesma questão. “Cada um com suas vivências particulares ajuda a enriquecer o processo de criação, em especial quando se trata de um empreendimento onde os futuros moradores também são pessoas únicas, diversas e especiais à sua maneira”.

Arquitetos em ação – Um dos principais benefícios da colaboração de vários profissionais em um mesmo empreendimento é a possibilidade de reunir diferentes pontos de vista em um mesmo projeto. Afinal, cada profissional tem sua própria formação, experiência e visão de mundo e  esse movimento permite o debate sobre diferentes aspectos do projeto. “Com um mercado cada vez mais exigente e cidades em processos intensos de transformação, é cada vez mais importante – e até indispensável – a colaboração de profissionais de Arquitetura e Urbanismo com diversas expertises. É por meio dessa interação que conseguimos propor soluções mais inovadoras, eficientes, integradas e adaptadas ao contexto local”, afirmou Bruna Lago, arquiteta do Estúdio Lago, empresa contratada pela Massai que assina o Paisagismo do Solar Porto Fino, OMNI Life & Health, Belvedere e outros empreendimentos.

Para Ricardo Nogueira, arquiteto da CRN Arquitetura, responsável pelo projeto do Solar Porto Fino e Belvedere, a complexidade dos novos empreendimentos e o elevado grau de exigência técnica são as causas da segmentação dos profissionais arquitetos nos últimos anos. “Sem dúvida, com o advento da incorporação moderna, a sinergia entre profissionais é requisito básico.  O resultado desta mistura magnífica são produtos cada vez mais disruptivos, focados na experiência do usuário, nas boas práticas de projeto, no atendimento às normas técnicas e claro na construção de uma cidade mais contemporânea e adaptada ao morar moderno”, explicou o arquiteto.

Projetos em sinergia – Dentre os projetos assinados por diferentes profissionais está o BA’RA Hotel, que tem o projeto arquitetônico assinado pelas Plan B Architects e interiores por Sandra Moura. Já o Solar Porto Fino, em Cabedelo, os responsáveis são Ricardo Nogueira, da CRN Arquitetura, e Patrícia Lago e Bruna Lago, do Estúdio Lago. Já o OMNI Life & Health, mix-building em Manaíra, reúne os arquitetos Léo Maia, Lana Débora e o Estudio Lago, das arquitetas Patrícia Lago e Bruna Lago”.

Para conhecer melhor a Massai e suas atividades, o site é www.massai.com.br. Outras informações podem ser conferidas no perfil do instagram @massaioficial.