Linguagem
Fest Aruanda

Projeto "Live de Cinema" recebe escritor premiado Fernando Morais

Live acontece nesta quinta-feira (12), às 17h, com transmissão ao vivo pelo Youtube @FestAruanda

Foto: divulgação
Jornalista, biógrafo, político e escritor brasileiro, Fernando Morais será o próximo convidado do projeto de extensão universitária Aruandando no Campus (UFPB) para participar de mais uma edição da ‘Live de Cinema’. Com o tema “Literatura que virou cinema”, a live será mediada pelo professor e diretor da 15ª edição do Festival Aruanda, Lúcio Vilar. A transmissão será nesta quinta-feira (12), às 17h.

Fernando Morais é jornalista desde 1961 etrabalhou nas redações do Jornal da Tarde, Visão, Veja, Folha de S. Paulo e TV Cultura. Na sua trajetória profissional, já entrevistou personalidades e políticos, como Fidel Castro, Hugo Chávez, Yasser Arafat, Eric Hobsbawn, José Saramago, Muammar Kadafi, Gabriel García Márquez, Salvador Cerén, Dilma Rousseff e Lula.

No Brasil, ele escreveu e publicou os livros “Transamazônica”, “A Ilha”, “Olga”, que foram convertidos em longas-metragens. Além desses, “Chatô, o rei do Brasil”, “Cem quilos de ouro”, “Corações sujos”, “Toca dos Leões”, “Montenegro”, “O Mago – biografia de Paulo Coelho” e “Os últimos soldados da Guerra Fria”, adaptado para o cinema pelo diretor francês Olivier Assayas (“Cuban Network”), que está em cartaz pela Netflix.

Por seu trabalho literário, recebeu alguns prêmios, como Prêmio Pedro Nava – “Olga” (1987), Prêmio Jabuti – Livro do Ano – “Corações Sujos” (2001) e I Bienal do Brasil – Melhor Livro – “Os últimos soldados da Guerra Fria” (2010).

Sobre o projeto - As ‘Lives de Cinema’ são realizadas todas as quintas-feiras e já teve como convidada a jornalista e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano, os cineastas Eliézer Rolim e Edson Lemos, a cineasta Susanna Lira, a atriz Mayana Neiva, o ator Bukassa Kabengele, atriz e diretora Bárbara Paz, a dupla Marcus Vilar e Bertrand Lira, o ator e cineasta Caco Ciocler, atriz Zezita de Matos e com a produtora Elisa Tolomelli, cineasta e fotógrafo, Walter Carvalho e equipe do Fest Aruanda, as atrizes: Ingrid Trigueiro e Suzy Lopes, Marília Franco e José Maria.

Serviço:

15ª Edição do FestAruanda

Data: de 10 a 17 de dezembro

Informações: www.festaruanda.com.br e

instagram @festaruanda

Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)

Podcast: https://open.spotify.com/show/17ptpdngqnnU9I1KqicHPp?si=EbTm2vWDQ3WIRb2ySUtMFA




Assessoria