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Tecnologia otimiza oferta de produtos e serviços no segmento funerário

Setor foi um dos que teve que se reinventar por conta da pandemia

Foto: divulgação
A pandemia da Covid-19 tem provocado mudanças avassaladoras no mundo dos negócios, com maior uso das ferramentas tecnológicas para ofertar produtos e serviços. O segmento funerário tem sido um dos setores que mais tem apostado na otimização do atendimento nesses tempos difíceis.

O Grupo Morada - empresa detentora dos cemitérios, crematórios e funerárias Morada da Paz no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco - é destaque quando o assunto é inovação. Por conta do período pandêmico, a empresa precisou atualizar processos já existentes e antecipar outros projetos, para dar mais praticidade e conforto aos colaboradores e famílias que perderam seus entes queridos.

"Quando a pandemia começou, estava em curso o projeto Morada da Memória, uma plataforma digital de homenagens, em que familiares e amigos enlutados homenageiam os entes queridos com depoimentos, fotos, vídeos, acendem uma vela virtual e podem ainda enviar flores”, explica a diretora de Negócios e Clientes do Grupo Morada, Vivianne Guimarães. Na Paraíba, só no último ano, mais de 1.050 memoriais foram criados. Ao todo, unindo os Estados que a marca atua, já são mais de 11 mil memoriais cadastrados e mais de 100 mil mensagens publicadas na plataforma..

O Velório Virtual é outra ferramenta do Morada da Memória. A iniciativa é pioneira no Brasil e existe desde 2001, mas nesse período de distanciamento social tornou-se indispensável para que parentes e amigos se despedissem do ente querido de forma segura, de onde estiverem. De abril de 2020, até março de 2021, mais de 190 cerimônias aconteceram nesse formato, na Paraíba. Ela é transmitida em tempo real, por meio de câmeras afixadas nas salas de velórios.

Inovação e transformação digital

Criada em tempo recorde, a Funerária Digital é outra grande inovação da empresa. Após duas semanas do início do isolamento social em 2020, a ferramenta foi desenvolvida e lançada para dar suporte 24 horas aos clientes enlutados, sem que eles precisem sair de casa. "O atendimento é feito por especialistas para ajudar as famílias na contratação dos serviços de funerária, aquisição de jazigos, cremação e módulo individual", detalha Viviane.

Para dar mais celeridade ao processo de contratação de novos colaboradores em meio à pandemia, o analista de Recursos Humanos do Grupo Morada, Bruno Silva, conta que a empresa também passou a fazer toda a seleção de empregos virtualmente, com envio de currículo e entrevista online. "Essa foi uma maneira que encontramos para conter o avanço da pandemia, preservar a vida de nossos colaboradores e dos candidatos e empregar quem está precisando de uma oportunidade para atravessar esse período difícil", finaliza




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