Linguagem
Uma cidade por dia

Site compara número de mortos por COVID com populações de cidades brasileiras

Projeto nasceu de parceria entre Neopop Imaginária e laboratório da UFBA

Foto: divulgação
O estúdio pessoense de design Neopop Imaginária e o ICON (Laboratório de Interatividade, Computação e Novas Interfaces) da Universidade Federal da Bahia uniram-se para desenvolver o projeto “Uma Cidade Por Dia”. O site é atualizado diariamente com o número de mortos pela COVID-19 desde março de 2020 e propõe a reflexão: “e se fosse uma cidade?”. Traça-se então uma equivalência entre o número de óbitos e as populações dos municípios brasileiros.

Segundo o designer João Faissal, o projeto surgiu da vontade de tentar dimensionar os números que crescem a cada dia. “A gente não tem ideia do que são 300.000 pessoas, até você enxergar esse número em uma multidão de pessoas, ou como a gente fez, considerando a população de uma cidade inteira”, pontua. Para ele, colocar o número em perspectiva serve para criar um alerta e gerar a sensação de que algo precisa ser feito, tanto pelos cidadãos quanto pelos órgãos públicos.

Na prática, o site pega os números do chamado “Painel Coronavírus”, uma iniciativa do Ministério da Saúde, e compara o número de mortes à população de algum município brasileiro. A página também oferece um histórico de todas as cidades que já passaram por ela, cada vez maiores em população devido ao aumento de óbitos por COVID-19. Francisco Barretto, coordenador do laboratório ICON, explica que o projeto funciona com uma arquitetura baseada em serviços. Para coletar, integrar e armazenar as informações e dados disponíveis no site é necessária a integração com outros sistemas que fornecem esses dados”, complementa.

Dentre as cidades que já passaram pelo projeto estão municípios populosos como Pelotas, no Rio Grande do Sul, e Petrolina, no interior de Pernambuco. “Essas cidades possuem uma história e diversas pessoas conectadas a elas, assim como cada uma dessas pessoas que faleceram por conta da COVID-19. O impacto que a gente quer atingir é trazer consciência e senso de comunidade, para que a gente respeite quem está do nosso lado e pra quem está ao nosso redor”, finaliza Faissal.

No ar desde o dia 11 de março de 2021, o site atualmente conta com cerca de 1200 visitas ao redor do mundo. Você pode conferir o projeto acessando o link: www.umacidadepordia.com.br.




assessoria