Linguagem
Oportunidades

"Neurociência e inteligências múltiplas" será tema de palestra de neurocientista

Gratuito e on-line, o Circuito Geekie conta com mais de 30 horas de formações pedagógicas práticas

Foto: divulgação
Aprendizagem é um processo que se dá por meio de estímulos e recursos que o indivíduo dispõe para adquirir conhecimento, competências e habilidades. Com a interação com o meio, o indivíduo vai construindo a aprendizagem e formando circuitos neuronais no cérebro. Falar em aprendizagem é falar em processos neurais, redes que se estabelecem, neurônios que se ligam e fazem novas sinapses. Por ser um processo contínuo e ativo, qualquer pessoa é capaz de aprender em qualquer fase da vida. Bastam os estímulos certos”, afirma a doutora Carla Tieppo, professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A neurocientista, uma das convidadas do Circuito Geekie, ministrará a palestra Neurociência e inteligências múltiplas para não deixar nenhum estudante para trás. Gratuito e on-line, o bate-papo acontece em 5 de maio, às 15 horas. Inscrições: http://os.geeki.es/Circuito_Geekie.

De acordo com Carla Tieppo, a neurociência propõe uma união dos conhecimentos biológicos, cognitivos e pedagógicos para uma melhor forma de aprendizagem e desenvolvimento educacional.  “Esta é uma ciência nova que pode revolucionar a educação e ser uma importante ferramenta para potencializar processos de aprendizagem”, salienta. Neurocientista, pioneira em cursos de extensão em Neurociência no Brasil, Carla Tieppo possui título de doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Há 24 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, na qual ministra aulas de graduação e pós-graduação sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano. Foi também professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP. Palestrante e consultora, aplica os conhecimentos da Neurociência com o objetivo de favorecer o desenvolvimento humano a partir da interface tangível do conhecimento do cérebro humano e suas potencialidades. Já prestou consultoria e palestrou em grandes empresas (Petrobrás, Honda, Braskem, Suzano, Itaú Unibanco, Bradesco, Ambev e Votorantim) e para o setor público.

Na palestra, a especialista vai abordar algumas das descobertas da neurociência no campo da educação – aprender significa criar memórias de longa duração; aprender modifica o cérebro; toda criança é cientista; atenção é uma escolha, não uma característica; e ninguém é incapaz de aprender –, além de falar sobre inteligências múltiplas, conceito desenvolvido por Howard Gardner, diretor-sênior do Project Zero, da Universidade Harvard.

Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie criou o Circuito Geekie, um evento on-line sobre educação e inovação, desenvolvido para que a empresa possa colaborar com as comunidades escolares do Ensino Básico.  

PROGRAMAÇÃO

Circuito Geekie, que acontece até 17 de junho, contará com quatro formações e três palestras; os encontros serão on-line e os educadores inscritos terão acesso a conteúdos complementares para dar suporte à própria jornada de aprendizagem. Os participantes receberão certificação emitida pela Geekie. Gestores, mantenedores, diretores e coordenadores de escolas particulares de Educação Básica que concluírem o ciclo do evento podem escolher prêmios como formações com designers e consultores pedagógicos da Geekie – para aprofundamento em metodologias ativas ou planejamento reverso –; bolsas  de 100% para estudantes do Ensino Médio do Geekie Games, plataforma de estudo adaptativo e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); e uma consultoria sobre planejamento e adaptação para o Novo Ensino Médio.

Serão mais de 30 horas de informações qualificadas e conectadas com as demandas educacionais do século XXI, a chamada Nova Era da Educação, que requer abordagens mais conectadas, ativas, visíveis e personalizadas para as escolas de hoje e do futuro. A Geekie – idealizadora do Circuito Geekie – é uma empresa pioneira em educação personalizada que usa inteligência de dados.

6 de maio | Palestra

Neurociência e inteligências múltiplas para não deixar nenhum estudante para trás, ministrada por Carla Tieppo, doutora em Neurofarmacologia, docente e pesquisadora.

20 de maio | Formação

Aprendizagem baseada em projetos: benefícios, planejamento e avaliação, ministrada por Carol Brant, líder pedagógica da Geekie.

3 de junho | Palestra

Ensino Híbrido em 2020 e 2021: quais oportunidades a pandemia trouxe para as escolas?, ministrada por José Moran, doutor em Comunicação e designer de ecossistemas inovadores na educação.

17 de junho | Formação

Personalização e Ensino Híbrido: como é possível impulsionar a aprendizagem sem custos adicionais para a escola, ministrada por Christie Sototuka, designer pedagógica da Geekie.




assessoria