Linguagem
Varejo

Americanas passa a aceitar pagamento com Pix em 100% das lojas físicas

A novidade trará mais comodidade para os clientes, que não precisarão portar cartão ou dinheiro

Foto: Divulgação
A Americanas está ampliando a aceitação do Pix para todas as 1.707 lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Em dezembro de 2020, a plataforma digital da Americanas foi o primeiro grande e-commerce a aceitar o meio de pagamento que agora está disponível nas plataformas física e digital da marca. “Os consumidores escolhem o Pix na medida em que se informam sobre as vantagens do meio de pagamento. Este início da aceitação do Pix nas lojas físicas será acompanhado por uma comunicação visual nos caixas para orientar o cliente sobre a nova opção de pagamento. Nossos operadores de caixa também receberam treinamento para melhor atender os clientes que desejarem utilizar esta modalidade. O Pix trará mais comodidade para os clientes, que não precisarão portar cartão ou dinheiro em espécie para pagamento, reduzindo o tempo da jornada de compra e aumentando a praticidade”, diz Carlos Padilha, CFO da Americanas.

O pagamento via Pix na Americanas é gratuito para pessoas físicas ou jurídicas – isento de cobranças operacionais – e pode ser efetuado através da instituição financeira ou carteira digital de preferência do cliente. Até mesmo clientes que não tenham chave cadastrada podem efetuar o pagamento com Pix, bastando apenas apontar seu celular para o código gerado para realizar o pagamento. Essas operações foram testadas com sucesso em unidades da Americanas no Rio de Janeiro e em São Paulo nos últimos meses, para a garantia da conveniência na jornada do usuário.

Mudança de software

A implementação do Pix nas lojas demandou mudanças no software do sistema de caixa, de modo a incluir funções específicas, como a exibição do QR Code no monitor. A tecnologia por trás desta solução na Americanas foi desenvolvida pela Ame Digital – fintech e plataforma mobile de negócios do Universo Americanas – que viabiliza o fluxo de todas as transações realizadas com Pix nas lojas físicas, integrando o cliente, o ponto de venda, bancos e carteiras digitais, e o sistema do Banco Central.




assessoria e Newtrade