Linguagem
Valorização da agricultura

5° Festival do Milho acontece de 22 a 24 deste mês

O Festival reunirá música, artesanato, comidas típicas e milho, comercializado a preço acessível

Foto: Dayse Euzébio
Fortalecendo a Agricultura Familiar e valorizando a tradição junina, a Secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes-PB) e a  Confederação Nacional de Agricultores Familiares (Conafer-PB)  realiza mais uma edição do Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf).
 
O evento, que acontece de 22 a 24 deste mês, é esperado anualmente pelos produtores rurais que comercializam na Cecaf, bem como pelos artesãos e cozinheiras que expõem no espaço. Este ano, respeitando todos os protocolos de prevenção a Covid-19, o Festival reunirá música, artesanato, comidas típicas e milho, comercializado a preço acessível.
 
"Respeitando o distanciamento social e todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, vamos realizar o Festival do Milho. Os agricultores estão muito empolgados, intensificaram a produção do produto para atender a demanda. Nossas cozinheiras estão preparadas para intensificar também a produção de comidas típicas e as artesãs prepararam uma série de artigos juninos para decoração e acessórios", destacou Natália Bezerra, coordenadora da Cecaf.
 
Música e solidariedade - Em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), durante os dias de evento, quem passar pela Cecaf além de encontrar uma grande variedade de produtos, também vai poder conferir as apresentações dos artistas da terra, com muito forró pé de serra. Haverá ainda pontos de coleta de doações distribuídos pelo evento, para que as pessoas possam fazer sua contribuição, que será direcionada para hospitais e instituições filantrópicas da cidade.
 
"Compreendemos que é momento de unirmos as forças para auxiliar quem mais precisa. Já desenvolvemos um trabalho excelente na Cecaf, de fomento à agricultura familiar, à gastronomia e ao artesanato. Poder usar esse espaço como espaço de solidariedade é essencial e estamos trabalhando para que o Festival seja recorde de vendas este ano", destacou Ubaldo Pequeno, secretário-executivo da Sedurb.
 
Trabalho em conjunto - Por meio de parceria com a Secretária Municipal de Saúde (SMS) serão oferecidos serviços para os participantes. A Guarda Civil Municipal (CGM) vai dar suporte a segurança do Festival que será incluso no calendário turístico da cidade por meio da Secretaria de Turismo (Setur).



Secom JP