Linguagem
Destaque

Empreendedores do turismo participam de capacitação do Sebrae e elaboram novos roteiros para o Cariri paraibano

Curso está sendo realizado de forma remota, com 35 participantes

Foto: divulgação
Contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo no Cariri paraibano, por meio da capacitação de empreendedores e profissionais do setor. Essa é a proposta do Sebrae Paraíba, que está promovendo a segunda edição do curso “Condutores de turismo como agentes do empreendedorismo”, para profissionais de oito municípios da região. Além de aperfeiçoarem e atualizarem seus conhecimentos sobre o setor, esses empreendedores também estão elaborando, durante as atividades da capacitação, novas sugestões de roteiros turísticos, que serão incorporados à Rota Cariri Cultural.  

Com quarenta horas de duração, o curso está sendo realizado de forma remota, contando com a participação de 35 empreendedores, dos municípios de São Sebastião do Umbuzeiro, Monteiro, Sumé, Prata, Congo, São João do Tigre, Coxixola e Camalaú. Entre os conteúdos abordados, estão o resgate histórico e as potencialidades turísticas do Cariri, como fazer e divulgar roteiros e rotas turísticas, a importância do turismo e a realidade atual do setor.  

Conforme o programa da capacitação, o objetivo é que, ao final do curso, os participantes, agrupados por cidade, apresentem um novo roteiro turístico para o município que representam. Essa proposta de roteiro, então, será avaliada e validada pelos instrutores, passando a fazer parte da Rota Cariri Cultural, que já reúne outras opções turísticas para quem deseja conhecer as belezas e tradições da região.  

De acordo com a gerente regional do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, o objetivo da capacitação, que será concluída durante o mês de junho, é que os participantes continuem empreendendo no setor de turismo, fortalecendo essa cadeia produtiva no Cariri paraibano.  

“Ao final da capacitação, esses atores estarão preparados, com uma visão voltada não apenas para a condução de turismo, mas também com uma nova compreensão empreendedora para os negócios relacionados com essa cadeia produtiva tão importante para o Cariri paraibano”, enfatizou Madalena Arruda. 




assessoria de imprensa Sebrae PB