Linguagem
Turismo

Rota Cariri Cultural passa a contar com novos roteiros de quatro cidades paraibanas

Trabalho, desenvolvido pelos empreendedores de turismo da região, é apoiado pelo Sebrae Paraíba

Foto: Leandro Vasconcelos
Apresentar ao público os atrativos turísticos do Cariri paraibano, movimentando e gerando novas oportunidades de negócio para toda a cadeia produtiva do segmento na região. Essa é a proposta da Rota Cariri Cultural, projeto criado em 2020 por empreendedores da região, a partir de uma capacitação realizada pelo Sebrae Paraíba. A rota, que já reunia os atrativos turísticos de cinco municípios do Cariri, passa a contar, a partir deste mês de junho, com roteiros de quatro novas cidades incluídas no projeto.  

Com a ampliação da Rota, que já contava com a participação dos municípios de Monteiro, Prata, Congo, São João do Tigre e Camalaú, o projeto passa a apresentar e divulgar, também, os principais atrativos turísticos das cidades de São Sebastião do Umbuzeiro, Caraúbas, Coxixola e Sumé. As novas opções de roteiros para essas cidades estão sendo elaboradas pelos participantes da segunda edição do curso voltado para condutores de turismo, que o Sebrae Paraíba está realizando na região. 

Conforme o consultor Ayron Kerlly, responsável pela capacitação, os novos roteiros estão em fase de conclusão. Eles serão apresentados e validados em uma reunião com gestores da Rota Cariri Cultural, prevista para ocorrer nas próximas semanas. Além da capacitação para os condutores de turismo, o Sebrae Paraíba também vai promover, durante o mês de julho, dentro das ações de planejamento estratégico da Rota Cariri Cultural, oficinas temáticas para empreendedores e secretários de turismo da região.  

Entre os temas que serão abordados nas oficinas, ministradas de forma on-line, estão a gestão de redes sociais, a produção de textos e a edição de imagens para dispositivos móveis. De acordo com a gerente regional do Sebrae Paraíba no Cariri, Madalena Arruda, o trabalho que a instituição vem realizando junto ao segmento de turismo contribui não só para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, como também para a melhoria da qualidade de vida na região.  

“Essas cidades caririzeiras têm todo um potencial na agricultura, pecuária, indústria e comércio, podendo integrar tudo isso através do turismo. São municípios que ainda tem muitas coisas para serem exploradas turisticamente, então estamos aproveitando seus potenciais naturais, nossas serras, formações rochosas, a gastronomia, o patrimônio histórico e as manifestações culturais. Com toda essa cadeia produtiva organizada, quem ganha não é só o nosso povo, mas os empreendedores locais. Quando eles são fortalecidos, a sociedade e o seu território também são fortalecidos”, explicou a gerente.  

Conheça o Cariri – Para conhecer mais informações sobre a Rota Cariri Cultural e os municípios envolvidos, o público pode acessar o endereço online. No site, é possível encontrar sugestões de roteiros, locais para hospedagem e alimentação, a história das cidades, além de contatos úteis para os turistas que desejam conhecer as belezas e as tradições do Cariri paraibano. 




Sebrae PB